Publicidade
M109 A5

Paraná recebe blindados de ponta doados pelos EUA

Paraná recebe blindados de ponta doados pelos EUA

Chegaram ao Paraná as primeiras viaturas blindadas M109 A5 do Exército Brasileiro. O M109 A5 é uma das versões mais atuais do mundo. O lote foi doado pelo Exército Americano e será modernizado e adaptado para os padrões das Forças Armadas Brasileiras no Parque de Manutenção da 5ª Região Militar (Pq R Mnt/5). Chegaram, pelo Porto de Paranaguá, quatro das 60 unidades. Ainda neste ano o EB terá todas as viaturas no país.

O desembarque foi acompanhado por uma equipe técnica da 5ª RM que planejou todo o transporte de forma a trazer agilidade e o menor impacto possível no trânsito entre o litoral do estado e a capital. Na ação, foram utilizadas cinco pranchas do 5º Batalhão Logístico (5º B Log) e do 27º Batalhão Logístico (27º B Log), sendo uma delas destinada aos canos das viaturas.

O blindado

Com o aumento no poder de fogo e no ganho operacional do combate terrestre o armamento será distribuição em todo o território nacional e será utilizado em Quartéis de Artilharia de Campanha. A aquisição amplia a capacidade da Artilharia brasileira, tendo em vista que o produto foi desenvolvido com base nas necessidades do Exército Brasileiro.

O novo modelo do M109 tem maior alcance e reduz o tempo entre o recebimento da missão tiro e o disparo em mais de 80% em relação aos modelos anteriores. Além da maior precisão no tiro e de melhorias no sistema de posicionamento e navegação a viatura será equipada com travamento automático do tubo, medidor de velocidade inicial, navegação inercial, GPS, sistema eletrônico de pontaria e computador de tiro.

Publicidade

DESTAQUES DOS EDITORES