Divulgação/ FC Cascavel

Paraná Clube e FC Cascavel protagonizaram na tarde deste sábado (23 de julho) um confronto aberto no Estádio Olímpico Regional. Jogando em casa, a Serpente foi quem teve maior volume ofensivo e finalizou mais vezes a gol. Organizado defensivamente, contudo, o Tricolor conseguiu segurar o ímpeto aurinegro e também soube levar perigo nos contra-ataques. Como resultado, os dois times criaram boas chances de gol e Rafael Silva chegou a balançar as redes para os visitantes já nos acréscimos, minutos após a expulsão de Doka, do Cascavel. Mas o tento acabou sendo anulado por impedimento e o zero persistiu no placar.

Agora, o time de Curitiba terá a oportunidade de decidir em casa, na Vila Capanema, o seu futuro na Série D do Campeonato Brasileiro. A competição nacional está em sua segunda fase, já no formato eliminatório (mata-mata), com partidas de ida e volta. O reencontro entre Paraná e Cascavel acontece no próximo sábado e, em caso de empate na soma dos placares, o confronto é definido nos pênaltis.

Quem avançar pega nas oitavas de final o ganhador do duelo entre Pouso Alegre e Operário VG (MT). Garantem o acesso para a Série C os quatro semifinalistas da competição.

ESCALAÇÃO DO PARANÁ

Sem poder contar com o volante Evandro, lesionado, o técnico Omar Feitosa resolveu manter o zagueiro e lateral Lucas Oliveira no time titular. Utilizando como base o esquema 4-2-3-1 (com Oliveira de lateral-direito e adiantando André Krobel por aquele lado), o time paranista apresentou variações na fase defensiva e ofensiva.

Sem a bola, por exemplo, frequentemente o Paraná se fechou com três zagueiros (Lucas Oliveira pela direita, Franklin pelo centro e Dirceu pela esquerda) ou até mesmo com uma linha de cinco (com Krobel recuando e fechando a ala direita, com Rael pela esquerda), deixando Marcelinho e Rafael Silva no ataque para pressionar a saída de bola adversária.

Com a bola, o time avançava no 4-2-3-1 ou até mesmo no 4-2-4 (com Marcelinho como atacante ao lado de Rafael Silva), tendo ainda como destaque (e elemento surpresa) a disposição ofensiva do lateral-esquerdo Rael, que teve liberdade para avançar ao ataque, tanto para construir jogadas como para finalizá-las.

PRIMEIRO TEMPO

O FC Cascavel foi quem teve mais ímpeto na primeira etapa, buscando mais o ataque. O goleiro Felipe teve trabalhar em cinco finalizações e a equipe aurinegra ainda levou perigo ainda em outras duas jogadas: numa delas Franklin apareceu para salvar o Paraná ‘na hora H’, em tentativa com Robinho; e na outra o atacante Victor Daniel recebeu a bola livre na área, nas costas de Lucas Oliveira, mas finalizou mal e mandou ao lado do gol.

A partir da metade da etapa inicial, contudo, o Paraná conseguiu melhorar a produção ofensiva, explorando principalmente as descidas do lateral Rael para o ataque. Foi assim que a equipe construiu suas duas melhores chances, aos 25 e aos 26 minutos, ambas defendidas por André Luiz.

SUBSTITUIÇÕES

No Paraná, as primeiras mudanças de Feitosa vieram aos cinco minutos do segundo tempo, quando o volante Lucas Buchecha e o meia-atacante Ueslei Brito entraram em campo nos lugares de Vinicius Kiss e Marcelinho. Aos 34, os estreantes Paulo Henrique e João Felipe (meia-atacantes) substituíram Franklin e Everton Brito (com Krobel ficando de lateral e Lucas Oliveira sendo fixado na zaga). E já nos acréscimos Victor Caetano suplantou André Krobel.

Já o técnico Tcheco fez as primeiras substituições na Serpente aos 11 minutos, quando substituiu o zagueiro França por Fabrício Baiano e o atacante Victor Daniel por Rodrigo Alves. Aos 25 foi vez dos atacantes Léo Itaperuna e Douglas Netto suplantarem Lucas Coelho e Líbano e dez minutos depois, o zagueiro Jamerson entrou no lugar de Fernando.

SEGUNDO TEMPO

A etapa final foi de confronto ainda mais aberto e chances mais claras de gol para os dois lados.

O FC Cascavel foi superior nos primeiros minutos e levou perigo em duas finalizações de fora da área de Gama e num cabeceio de Rodrigo Alves que obrigou grande defesa do goleiro Felipe.

O Paraná, no entanto, teve a chance mais clara da partida até então aos 32 minutos, quando Ueslei Brito fez grande jogada e entregou para seu irmão gêmeo, Everton, se consagrar. O atacante, porém, demorou para finalizar e desperdiçou.

Nos minutos finais da partida, mais emoção.

Pelo Cascavel, Rodrigo Alves desperdiçou uma grande chance, com gol aberto, após cruzamento de Léo Itaperuna.

Depois, Doka golpeou João Felipe e acabou expulso, aos 43. E o estreante paranista ainda apareceu nos acréscimos, quando carregou a bola no campo de ataque e serviu para Rafael Silva, que não desperdiçou e finalmente balançou a rede.

A arbitragem, porém, sinalizou (corretamente) um impedimento do camisa nove e o 0 a 0 acabou sacramentado.

FICHA TÉCNICA
FC CASCAVEL 0 x 0 PARANÁ

FC Cascavel: André Luiz; Fernando (Jamerson), França (Fabrício Baiano) e Willian Gomes; Libano (Douglas Netto), Doka, Robinho, Gama e Willian Simões; Victor Daniel (Rodrigo Alves) e Lucas Coelho (Léo Itaperuna). Técnico: Tcheco
Paraná: Felipe; Lucas Oliveira, Franklin (Paulo Henrique), Dirceu e Rael; Vinícius Kiss (Lucas Buchecha) e Moisés Gaúcho; André Krobel (Victor Caetano), Marcelinho (Ueslei Brito) e Everton Brito (João Felipe); Rafael Silva. Técnico: Omar Feitosa
Cartões amarelos: Doka (C); Franklin (P)
Cartão vermelho: Doka (43-2º)
Árbitro: Thiago Luis Scarascati (SP)
Público: 3.100 pagantes (3.812 total)
Renda: R$ 80.400,00
Local: Olímpico Regional, em Cascavel, sábado às 15h30

PRINCIPAIS LANCES

Primeiro tempo

3 – Cobrança de falta ao lado da área, pela direita. Robinho vai para a batida e manda direto para o gol. Felipe espalma e a bola sai em escanteio.

4 – Cobrança de escanteio fechada de Robinho. Felipe afasta com um soco e o Paraná puxa um contra-ataque rápido. Lucas Oliveira avança pela intermediária e chuta forte, por cima do gol.

8 – Willian Simões recebe o passe na esquerda pela intermediária, carrega e chuta forte, por cima do gol.

14 – Willian toca para a corrida de Gama pela esquerda. O meio-campista cruza na medida para Lucas Coelho, que testa firme pro gol. Felipe segura.

18 – A bola bate e rebate na área e sobra com Robinho. O jogador prepara a finalização perigosa, mas Franklin aparece para salvar na ‘hora H’.

25 – Everton Brito avança rumo à linha de fundo e toca para trás, fazendo a bola passar entre dois marcadores e chegar em Rael. Bem posicionado dentro da área, o lateral chuta firme e o goleiro André Luiz encaixa.

26 – Rael dispara da esquerda para o meio, se aproxima da área e toca para Rafael Silva, que gira em cima do marcador e chuta. A finalização sai fraca e o goleiro André Luiz defende.

28 – Lucas Coelho recebe de Doka na entrada da área dentro da área, domina e chuta. Felipe espalma.

33 – Rael avança em velocidade pela esquerda, corta para o meio e chuta de fora da área, sem tanta força. André Luiz defende.

34 – Doka recebe na linha de fundo e cruza para Lucas Coelho, que cabeceia firme. Felipe defende.

37 – Victor Daniel recebe nas costas da marcação, livre e bem posicionado dentro da área para finalizar. Ele chuta mal e balança a rede, só que pelo lado de fora.

40 – Doka invade a área, tenta o drible e vai ao chão após uma disputa com o zagueiro. A bola sobra com Robinho, que chuta forte no canto mais próximo. Felipe defende.

Segundo tempo

1 – Marcelinho avança pela direita e chuta da intermediária. André Luiz segura.

8 – Robinho avança na intermediária, tenta um drible e sofre falta de Lucas Buchecha. O árbitro dá vantagem e Gama aproveita a sobra. Ele dribla o volante paranista e chuta forte, bem colocado da entrada da área. Felipe se estica e defende.

17 – Gama recebe de Willian Simões na intermediária e chuta forte, buscando o canto baixo. A bola passa perto do gol.

21 – Cobrança de escanteio de Robinho. Rodrigo Alves se antecipa na primeira trave e cabeceia firme. Felipe faz grande defesa e Doka tenta outra finalização no rebote, mas é travado pela marcação.

23 – Lucas Buchecha chuta forte de fora da área, rasteiro, e André Luiz faz boa defesa.

32 – Ueslei Brito invade a área pela esquerda, dribla Fernando e toca para Everton Brito. De frente para o gol, o atacante tenta o chute e é travado pela marcação, que afasta o perigo. Na sobra, André Krobel finaliza da entrada da área e manda ao lado, com perigo.

34 – Cobrança de lateral de Doka. Léo Itaperuna recebe na linha de fundo e cruza rasteiro. Rodrigo Alves aparece livre dentro da pequena área e, com o gol aberto, chuta por cima da meta.

43 – Doka avança com a posse de bola pela direita, é pressionado por João Felipe e acerta o rosto do adversário com o braço. O árbitro expulsa o jogador do FC Cascavel.

46 – João Felipe carrega a bola pelo meio e enfia para Rafael Silva. O atacante avança, invade a área e chuta bem colocado, na saída do goleiro. A arbitragem, no entanto, assinala impedimento do atacante paranista.