Jogando no Castelão contra o Ceará, então líder do 2º turno, o Paraná conseguiu um importante empate em 1 a 1 fora de casa na tarde deste sábado (12), com JJ Morales marcando para os visitantes e Magno Alves igualando para os cearenses.

Com o resultado, a equipe paranista, que vinha de três derrotas consecutivas, se mantém na quinta colocação, um ponto atrás do G4, com 46 pontos. Já o Ceará, que havia vencido suas três últimas partidas, fica na 7ª colocação, com 45 pontos.

O Jogo

Com cinco desfalques – Lucio Flavio, Anderson, Brinner, Felipe Amorim e Paulo Sérgio –  Dado Cavalcanti apostou numa formação cautelosa, com três volantes no meio de campo. Do trio ofensivo, Kayke caía pela esquerda e recuava mais, ajudando na armação. E se o Paraná apostava na marcação, o Ceará faria o contrário: Sérgio Soares mandou a campo uma equipe com o meio de campo formado por um volante (João Marcos) e três meias (Ricardinho, Rogerinho e Lulinha).

Como o esperado, os donos da casa se lançaram ao ataque, enquanto os paranaenses se postaram no campo de defesa, à espera de uma chance no contra-ataque, que veio aos 14 minutos, puxado por Ricardo Conceição, que deu ótimo passe para JJ Morales abrir o placar.

O Ceará se lançou desesperadamente ao ataque, mas de forma desorganizada e não conseguia levar perigo. Já o Paraná teve as chances para matar o jogo, com Moacir e Reinaldo. Fernando Henrique salvou os cearenses, que contaram com a sorte para chegar ao empate aos 32 minutos, com Magno Alves aproveitando bate-e-rebate dentro da área.

Para o segunto tempo, Dado Cavalcanti sacou Edson Sitta e colocou Cambará. O volante, contudo, acabou lesionando o ombro e teve de deixar o jogo com apenas 13 minutos em campo. Já no Ceará, Dinélson, ex-jogador paranista que havia entrado no 1o tempo para substituir o lesionado Rogerinho, também foi sacado, dando lugar para Léo Gamalho.

E se na primeira etapa quem salvou o Ceará foi Fernando Henrique, na segunda etapa quem teve de trabalhar foi Luís Carlos, que fez milagre aos 21, 36 e 43 minutos, evitando a virada dos cearenses e garantindo um importante ponto para o Paraná, que segue perto do G4.

CEARÁ x PARANÁ
CEARÁ: Fernando Henrique; Marcos, Gustavo, Potiguar e Helder Santos; João Marcos, Rogerinho (Dinélson) (Léo Gamalho), Ricardinho e Lulinha (Richely); Mota e Magno Alves. Técnico: Sergio Soares.
PARANÁ: Luís Carlos; Roniery, Edimar, Alex Alves e Paulinho; Edson Sitta (Cambará) (Welington), Ricardo Conceição, Moacir; Kayke, JJ Morales e Reinaldo (Luisinho). Técnico: Dado Cavalcanti.
Gols: JJ Morales (14 – 1º) e Magno Alves (32 – 1º)
Cartões Amarelo:
Mota, Lulinha, Gustavo, Hélder (C), Edson Sitta, Roniery e Ricardo Conceição (P)

Árbitro:
Pablo Ramón Goncalves Pinheiro (RN)

Local: Estádio Castelão, em Fortaleza, sábado às 16h20

Principais Lances
Primeiro tempo:

3’ Mota recebe bola na área, dribla Luís Carlos e chuta para o gol. Alex Alves aparece para tirar a bola quase em cima da linha.

13’ Ricardo Conceição fica com rebote na entrada da área e tenta de primeira. A bola passa a esquerda do gol de Fernando Henrique.

14’ Gol do Paraná! JJ Morales recebe bola enfiada de Ricardo Conceição e dá um toquinho com categoria na saída de Fernando Henrique.

17’ Magno Alves recebe na intermediária e arrisca de longe. Bem posicionado, Luís Carlos encaixa a bola.

22’ Dinélson recebe dentro da área, corta a marcação e chuta. Edmar aparece para travar a finalização e salva o Tricolor.

27’ Kayke recebe lançamento de Roniery, tenta fintar a marcação, mas acaba dando passe de letra para Moacir chutar da entrada da área. Fernando Henrique espalma.

30’ Defesa do Ceará dá bobeira, Reinaldo sai cara a cara com Fernando Henrique e tenta mandar por cima do goleiro, que se estica e consegue a defender.

32’ Gol do Ceará!
Potiguar cabeceia para dentro da área e Mota aparece para finalizar. Luís Carlos faz a defesa, mas Magno Alves aproveita o rebote.

Segundo tempo:

17’ Reinaldo recebe de Roniery na meia lua e chuta forte, mas no meio do gol. Fernando Henrique segura firme a bola.

18’ Dinélson recebe na entrada da área e bate colocado. A bola tira tinta da trave esquerda de Luís Carlos.

21’ Milagre! Mota recebe cruzamento e cabeceia cara a cara com o goleiro paranista, que faz a defesa. No rebote, Luís Carlos faz outra grande defesa, mas já era marcado impedimento.

36’ Na cobrança de falta de longe, Ricardinho arrisca para o gol e Luís Carlos dá o rebote. Mota aparece para aproveitar, mas novamente o goleiro paranista salva.

37’ Marcos recebe na esquerda e dá o toque para o centro. Mota aparece livre e marca, mas estava em posição de impedimento. Gol anulado.

43’ Mota fica com a sobra na pequena área e chuta no canto de Luís Carlos, que faz outra grande defesa. A bola ainda pega na trave antes de sair.

45’ Luisinho recebe na direita, na entrada da área, e bate colocado. Fernando Henrique defende.

46’ Marcos cruza e Mota aparece livre para cabecear. Luís Carlos, de novo ele, faz a defesa.