
O Paraná Clube segue em situação delicadíssima na Série C do Campeonato Brasileiro. Na noite deste sábado (21 de agosto) a equipe comandada por Sílvio Criciúma recebeu o Ituano, na Vila Capanema, e não conseguiu mais que um empate em 1 a 1, numa partida bastante movimentada, com chances de gol para os dois lados e emoção até o fim. Gérson Magrão abriu o placar para os visitantes aos 31 minutos do primeiro tempo, enquanto Moisés Gaúcho, aos 43 também da etapa inicial, garantiu o empate.
LEIA MAIS: ‘Espero que o Paraná não vá pro brejo’ e… Gol do Ituano!
LEIA MAIS: Silvio Criciúma diz que sai feliz com atuação paranista: ‘Estamos vivos na competição’
LEIA MAIS: Moisés Gaúcho e Bruno Grassi se destacam e evitam derrota do Paraná. Confira as atuações
O ponto conquistado, porém, não alivia nem um pouco a situação paranista. Com 10 pontos em 13 rodadas, a equipe aparece na nona colocação do Grupo B da Série C do Campeonato Brasileiro, três pontos atrás do São José-RS, 8º colocado e primeiro time fora da zona de rebaixamento. Já o Ituano tem 22 pontos e aparece na quarta posição, o que lhe daria direito de disputar a segunda fase e seguir sonhando com o acesso para a Série B.
Na próxima rodada, no domingo (29), o Paranpá faz um ‘jogo de seis pontos’ contra o São José, fora de casa. O Ituano joga no sábado, às 11 horas, contra o Mirassol.
ESCALAÇÃO
Sem contar com o zagueiro Jonathan Costa, suspenso automaticamente após tomar o terceiro cartão amarelo na derrota contra o Figueirense (0 a 2), o Paraná optou por improvisar o volante Moisés Gaúcho no setor (que, por sua vez, voltava após cumprir suspensão na última rodada). Além disso, Silvio Criciúma também resolvou mudar a ponta-direita da equipe, com Vinicius Moura deixando o onze inicial para a entrada de Adriano Junior, volante de origem.
PRIMEIRO TEMPO
A primeira etapa na Vila Capanema foi bastante movimentada, com vantagem paranista nos primeiros 15 minutos, quando a equipe arrematou três vezes com perigo contra o gol do Ituano. Na melhor das oportunidades, a finalização de Reis parou na trave.
A chance perdida, no entanto, pareceu abalar o time mandante. Os paulistas, então, passaram a controlar as ações ofensivas da partida e levaram perigo três vezes entre o 22º e o 26º minuto, em três finalizações de fora da área.
O gol, porém, só saiu aos 32 e depois de um cruzamento. Gérson Magrão primeiro tentou de cabeça, mas Bruno Grassi operou um milagre. No rebote, porém, a bola voltou para o experiente meio-campista, que chutou de primeira e enfim balançou a rede: 0 a 1.
O Paraná, contudo, soube se aproveitar de sua principal arma na partida, a bola aérea, e buscou o empate aos 43 minutos. Depois da cobrança de escanteio de Alex Murici, a bola atravessou toda a área e sobrou para Sillas, que dominou e cruzou com precisão para Moisés Gaúcho, que apareceu quase embaixo da trave e mandou pro gol: 1 a 1.
SEGUNDO TEMPO
A partida seguiu movimentada nos primeiros momentos da etapa final, com boas chances de gol para os dois lados até o 20º minuto, quando vieram as primeiras substituições na equipe paranista, com Sillas e Eberê substituídos por Vinicius Moura e Gustavo França. Aos 28, mais duas mudanças no time da casa, com Lucas Sene e Gustavinho nos lugares de Janderson e Reis, respectivamente. A equipe ficava mais ofensiva para buscar a virada. E aos 40, foi a vez de Bryan ganhar uma chance no lugar de Adriano Júnior.
Antes numerosas, no entanto, as chances de gol acabaram rareando e a partida ficou mais brigada do que anteriormente. Isso até os minutos finais, quando o coração do torcedor voltou a acelerar, finalmente.
Aos 43, um lance polêmico. Léo Duarte recebeu de Gérson Magrão na entrada da área e partiu para cima de Moisés Gaúcho, sendo derrubado. O árbitro marcou falta na entrada da área, mas o Ituano reclamou pênalti – o jogador paranista estava em cima da linha da grande área quando cometeu a infração.
Aos 46 minutos, foi vez do goleiro Bruno Grassi voltar a trabalhar e fazer uma defesaça para evitar um gol de Bernardo, de cabeça.
E aos 49, enfim, o último lance de perigo – e com polêmica – da partida, depois que Gustavo França e Gustavinho finalizou, parando em Bernardo. Vez da reclamação paranista, com os jogadores pedindo – em vão – uma mão na bola do jogador do Ituano.
FICHA TÉCNICA
Paraná 1 x 1 Ituano
Paraná: Bruno Grassi; Alex Murici, Moisés Gaúcho, Vinicius Guarapuava e Danilo; Kriguer e Janderson (Lucas Sene); Eberê (Gustavo França), Adriano Junior (Bryan) e Sillas (Vinicius Moura); Reis (Gustavinho). Técnico: Silvio Criciúma.
Ituano: Pegorari; Pacheco, Lucas Dias, Bernardo e Mario Sérgio; Gérson Magrão e Jiménez; Léo Duarte, Fernandinho (Marcelo) e João Victor (Lucas Nathan); Tiago Marques. Técnico: Mazola Júnior
Gols: Tiago Marques (32-1º), Moisés Gaúcho (43-1º)
Cartões amarelos: Léo Duarte e Gérson Magrão (I)
Árbitro: Ivan da Silva Guimarães Junior (AM)
Local: Vila Capanema, em Curitiba (PR), sábado (21/08) às 19 horas
PRINCIPAIS LANCES
Primeiro tempo
5 – Cruzamento de Sillas da esquerda do ataque. A zaga afasta e a sobra fica com Danilo, que cruza de novo. A bola passa por tudo mundo e sobra para Eberê na segunda trave, de frente para o gol. Ele chuta forte e Bernardo se atira na bola para salvar na hora H.
10 – Reis recebe na intermediária e perde o domínio, mas a bola sobra com Sillas, que chuta colocado. Pegorari defende.
14 – Cruzamento de João Victor da esquerda, Fernandinho ganha da marcação a disputa por cima, dentro da área, e cabeceia firme. A bola faz uma curva e passa com perigo por cima do travessão.
14 – Fernandinho recebe de costas para o gol na entrada da área, gira em cima de Vinicius Guarapuava e chuta, mas pega mal na bola e manda por cima.
15 – Lançamento de Danilo para Sillas, que alcança a bola já perto da linha de fundo e chega cruzando. Eberê disputa a bola pelo alto na segunda trave e consegue um passe para Reis, que domina dentro da área, gira e chuta. A bola bate na trave!
22 – Fernandinho manda uma pancada da intermediária. Bruno Grassi se estica e não alcança, mas a bola passa ao lado do gol.
23 – Tiago Marques corta da esquerda para a intermediária e chuta forte de longe, no meio do gol. Bruno Grassi segura.
26 – Jiménez recebe na intermediária e abre a jogada com Léo Duarte, pela direita perto da área. Ele ajeita a bola para a perna esquerda e bate colocado, com efeito. A bola passa raspando o travessão.
32 – Gol do Ituano! João Victor toca para a passagem de Mário Sério pela esquerda, que cruza. Gérson Magrão aparece bem na primeira trave e cabeceia, obrigando grande defesa de Bruno Grassi. A sobra, porém, fica com o próprio Gérson Magrão, que chuta de primeira para balançar a rede.
43 – Gol do Paraná! Cobrança de escanteio de Alex Murici. A bola atravessa toda a área e sobra do outro lado com Sillas, que domina e cruza. Moisés Gaúcho aparece quase embaixo da trave e só empurra pro fundo da rede.
45 – Léo Duarte avança pela direita, invade a área e bate cruzado. Bruno Grassi faz grade defesa e no rebote, a zaga paranista afasta o perigo.
Segundo tempo
2 – Cobrança de falta de Alex Murici viaja pra primeira trave. Eberê sobe bem e cabeceia ao lado do gol.
6 – Alex Murici tenta um chute por cobertura de muito longe. A bola pega efeito e ainda quica bem perto da linha do gol. Pegorari consegue se recuperar e, com um tapa, evita o tento.
9 – Boa troca de passes do Paraná até a bola chegar em Reis. De costas para o gol, o atacante gira e chuta, perto do gol.
13 – Fernandinho recebe na entrada da área e chuta rasteiro no canto. Bruno Grasso se estica e manda a bola para escanteio.
19 – Tiago Marques recebe na entrada da área, gira em cima do marcador e chuta, mas não consegue imprimir muita força na finalização. Bruno Grassi defende.
43 – Gérson Magrão aciona Léo Duarte na entrada da área. O atacante tenta passar por Moisés Gaúcho e cai. A arbitragem marca falta, mas o Ituano reclama que teria sido pênalti – o jogador do Paraná estava em cima da linha da grande área.
44 – Jiménez vai para a cobrança de falta e bate forte, buscando o canto do goleiro. A bola sai por cima do gol.
46 – Cobrança de falta de Gérson Magrão. A bola viaja para a área e Bernardo desvia de cabeça, no ângulo. Bruno Grassi salta e faz mais uma grande defesa!
49 – Bola cruzada na área do Ituano por Gustavo França. Gustavinho finaliza e Bernardo bloqueia. Agora é vez dos paranistas pedirem pênalti, alegando que a bola pegou na mão do defensor.