Divulgação/LEC – Dagoberto comemora gol sobre o Paraná Clube

O Paraná Clube perdeu por 3 a 0 para o Londrina, nessa terça-feira (dia 30) à noite, no Estádio do Café, pela 13ª rodada da competição. Com o resultado, o time da capital deixou a vice-liderança e caiu para o 5º lugar, com 22 pontos. A equipe do Interior assumiu a 3ª posição, agora com 23 pontos. Clique aqui para ver a classificação no site Srgoool.

Em relação ao desempenho, o Paraná jogou mal em todos os aspectos. Foi fraco na marcação, não conseguiu trocar passes pelo centro, teve poucos avanços dos laterais, ficou com os volantes presos e quase não atacou. Os únicos momentos positivos da equipe foram em jogadas individuais do ponta Bruno Rodrigues. Os erros individuais foram mais frequentes no segundo tempo, quando os jogadores deram sinais de desgaste físico.

Quanto ao placar, foi a maior derrota do Paraná em 2019. Antes, o placar mais negativo havia ocorrido em Campinas, no 4 a 2 para a Ponte Preta, pela Série B.

ESCALAÇÃO DO PARANÁ
O técnico Matheus Costa não contava com o zagueiro Eduardo Bauermann, suspenso por cartões amarelos. Com isso, Leandro Almeida virou titular. O meia Matheus Anjos era outra baixa, por lesão. Com desgaste fíco, Itaqui começou no banco e foi substituído por Luan. O esquema tático foi o 4-2-3-1 de sempre, com João Pedro (direita), Fernando Neto (centro) e Bruno Rodrigues (esquerda) no setor ofensivo.

ESCALAÇÃO DO LONDRINA
No Londrina, os desfalques eram o zagueiro Silvio (ex-Paraná), o ponta Paulinho Moccelin (ex-Coritiba) e os volantes Matheus Bertotto, Pedro Cacho e Neris. O técnico Alemão armou o time no 4-2-3-1, com Dagoberto como centroavante. A linha de três tinha Higor Leite (centro), Safira (direita) e Anderson Oliveira (esquerda).

PRIMEIRO TEMPO
O primeiro tempo teve domínio do Londrina, que marcou forte e construiu boas jogadas com Higor Leite, Anderson Oliveira, Safira e Dagoberto. Já o Paraná ‘rifou’ a bola e só levou perigo quando Bruno Rodrigues decidiu sair driblando. No total da primeira etapa, foram cinco ataques expressivos do Tubarão, contra apenas dois do time da capital. A equipe do Interior abriu o placar aos 31 minutos. Higor Leite (ex-Paraná Clube) cobrou escanteio, Germano (ex-Coritiba) desviou de cabeça e Dagoberto (ex-Athletico) compeltou na segunda trave.

SEGUNDO TEMPO
O segundo tempo começou com o Paraná cometendo graves erros individuais, tanto no ataque como na defesa. A diferença é que o Londrina também começou a falhar em momentos decisivos – Anderson Oliveira e Dagoberto desperdiçaram duas boas chances nos primeiros 17 minutos.

MUDANÇAS
Aos 16 minutos do 2º tempo, saiu o volante Luiz Otávio e entrou o ponta Rodrigo Porto. Com isso, Fernando Neto recuou para volante e João Pedro virou meia-centralizado. O esquema tático 4-2-3-1 foi mantido. Aos 19, saiu Bruno Rodrigues e entrou o ponta Caio Monteiro.

GOLS FINAIS
As mudanças não surtiram efeito positivo. O Londrina fez 2 a 0 aos 29, em contra-ataque bem construído e finalizado por Luidy. Aos 33, o Paraná ficou ainda mais ofensivo, com a saída do volante Luan e a entrada do atacante Ramon. O terceiro do Tubarão veio aos 35. Liudy passou fácil por Eder Sciola e chutou da meia-lua. A bola entrou no cantinho.

ESTATÍSTICAS
Nos 90 minutos, o Paraná somou 9 finalizações (1 certa), 54% de posse de bola, 80% de acerto nos passes e 2 escanteios. O Londrina obteve 15 finalizações (5 certas), 46% de posse de bola, 71% de acerto nos passes e 4 escanteios. Os números são do site Sofascore.

LONDRINA 3 x 0 PARANÁ
Londrina: Matheus Albino; Raí Ramos, Marcondes, Diogo Silva e Breno; Germano e Anderson Leite (Bruno Paulista); Safira, Higor Leite (Luidy) e Anderson Oliveira; Dagoberto. Técnico: Alemão
Paraná: Thiago Rodrigues; Éder Sciola, Leandro Almeida, Rodolfo e Guilherme Santos; Luiz Otávio (Rodrigo Porto) e Luan (Ramon); João Pedro, Fernando Neto e Bruno Rodrigues (Caio Monteiro); Jenison. Técnico: Matheus Costa
Gols: Dagoberto (31-1º) e Luidy (29-2º e 35-2º)
Cartões amarelos: Leandro Almeida (P). Germano (L).
Árbitro: Rodrigo D’alonso Ferreira (SC)
Público: 4.288 pagantes
Local: Estádio do Café

PRINCIPAIS LANCES
Primeiro tempo
1 – Bruno Rodrigues faz boa jogada na ponta-esquerda, invade a área e cruza. A zaga tira.
6 – Safira cai na área ao disputar com Guilherme Santos e pede pênalti.
18 – Leandro Almeida cometa falta na meia-lua. Dagoberto cobra e manda perto do ângulo.
22 – Falta na direita. João Pedro cruza. Rodolfo quase alcança.
30 – Higor Leite toca para Dagoberto, que chuta da meia-lua. A bola desvia na zaga e sai perto, ao lado.
31 – Gol do Londrina. Escanteio. Higor Leite cruza. Germano desvia de cabeça. Dagoberto compelta na segunda trave.
40 – Bruno Rodrigues faz boa jogada na esquerda e cruza. Sciola entra livre e chuta para longe.
42 – Dagoberto toca para Anderson Oliveira, na meia-lua.

Segundo tempo
5 – Jenison invade a área e chuta para longe, de forma bizarra.
7 – Leandro Almeida recua para Thiago Rodrigues, que erra feio e entrega a bola para Dagoberto. O atacante não consegue finalizar.
14 – Bruno Rodrigues invade a área, cai ao ser desarmado e pede pênalti.
17 – Safira cruza da direita. Anderson Oliveira fica livre, na cara do gol, e chuta torto.
29 – Gol do Londrina. Contra-ataque. Luidy parte em velocidade, tabela com Anderson Oliveira, invade a área e chuta no canto.
35 – Gol do Londrina. Luidy parte da ponta-esquerda, passa fácil por Sciola e chuta da meia-lua. A bola entra no cantinho.