Publicidade
Setembro Verde

Paraná tem 2 mil pessoas na fila de espera por um transplante

Doadores serão homenageados
Doadores serão homenageados (Foto: Gustavo Pontes)

A Secretaria da Saúde do Paraná, junto com o Sistema Estadual de Transplantes (SET/PR), celebra o Setembro Verde com homenagens aos doadores de órgãos. A campanha “Doação de órgãos. Fale sobre isso!” é uma ação que pretende mobilizar e conscientizar a população sobre a importância da questão. Atualmente, mais de 2.000 paranaenses aguardam por uma doação.

Apesar disso, o Estado encerrou o ano de 2018 em primeiro lugar no ranking de doações de órgãos no Brasil, com 47,7 doações por milhão de população (pmp). A média nacional foi de 17,7 pmp. Até o fechamento do primeiro semestre de 2019 o Estado continuou liderando a lista de Estados que possuem maior número de doações, com 41,1 pmp. O Paraná também liderou o ranking de transplante de órgãos em 2017 e 2018, com 81,5 e 90,9 pmp respectivamente.

O SET/PR registrou neste ano, o menor índice de recusas familiares em entrevistas para doação de órgãos no país, com apenas 24% das famílias entrevistadas se recusando a realizar a doação.

Neste domingo, 15 de setembro, haverá uma apresentação da Orquestra Sinfônica do Paraná no Teatro Guaira, em homenagem aos doadores de órgãos. Para o evento serão disponibilizados vários ingressos para distribuição aos pacientes transplantados, familiares de doadores de órgãos e pessoas que trabalham no processo de doação. Os interessados em participar devem entrar em contato com a CET/PR.


Publicidade

Plantão de Notícias

Mais notícias

DESTAQUES DOS EDITORES