Ricardo Marajó/FAS

O Paraná tem cinco universidades entre as 40 melhores do País, segundo publicação do Center for World University (CWUR), divulgada na semana passada. A primeira colocada é a Universidade Federal do Paraná (UFPR), que fica na posição 11 no ranking brasileiro e 54 no ranking mundial. A segunda colocada é a Universidade Estadual de Maringá (UEM), que na posição 26 do País e a terceira, bem próxima, a Universidade Estadual de Londrina (UEL) na posição 32. A Universidade Tecnólogica do Paraná (UTFPR) está na posição 36. A única particular que aparece entre as 40 melhores é a Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) na posição 40. 

O ranking CWUR 2019-2020 analisou instituições de ensino superior com base em quatro aspectos: a qualidade da educação, a empregabilidade de egressos, as conquistas do corpo docente e o desempenho em pesquisa.

O índice considera os prêmios e medalhas internacionais, obtidos por estudantes e professores, os cargos de Chief Executive Officer ocupados por ex-alunos em empresas multinacionais, o número de projetos de pesquisa, as publicações científicas em periódicos altamente influentes e a quantidade de citações. 

VEJA O RANKING COMPLETO NO BARULHO CURITIBA