Divulgação/Detran-Pr

Ao longo de 2018, foi de 111.344 o número de motoristas paranaenses que tiveram a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) suspensa, segundo informações do Departamento de Trânsito do Paraná (DETRAN-PR). O dado equivale à média de 9.278 CNHs suspensas por mês, ou de 305 por dia.

A suspensão ocorre em duas situações: quando o condutor atinge 20 pontos na habilitação, no período de 12 meses ou quando comete infrações com previsão de aplicação da penalidade de suspensão direta pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB), ainda que não tenha atingido a pontuação limite. No Paraná, no ano passado, do total registrado foram suspensas 83.515 carteiras em razão dos 20 pontos ( o número de notificações foi de 87.034), e 27.829 de forma direta (30.781 notificações).

O DETRAN-PR também informa que em 2018 foram cassadas 5.305 CNHs no Paraná, sendo que a maior parte delas foi porque os motoristas não obedeceram à ordem de suspensão e foram pegos dirigindo, tendo assim a penalidade aumentada. Os dados foram fornecidos pela autarquia ao IBACBRASIL-Cursos de Trânsito.

Reciclagem online – Para regularizar a situação, o motorista deve entregar a CNH no Detran ou numa Ciretran para dar início ao cumprimento do período de suspensão e obter o número do processo. Em seguida, deve ser inscrever no curso de reciclagem. O curso já está disponível na modalidade ensino a distância (EAD). No Paraná, o IBACBRASIL – Cursos de Trânsito é autorizado pelo DETRAN a oferecer as aulas online.

Entre os benefícios do curso de reciclagem a distância estão a praticidade (o condutor pode estudar quando quiser, em seus horários livres e de onde quiser, as aulas são acessíveis por computador, tablet ou smartphone) e a rapidez (os alunos podem concluir as aulas em três dias). Esse prazo, entretanto, pode chegar a 45 dias, de acordo com a opção do condutor.

O processo online, da matrícula ao certificado, tem pagamento facilitado em até oito vezes sem juros no cartão de crédito. O conteúdo é elaborado por especialistas, com recursos multimídia que garantem uma aprendizagem dinâmica e 100% online. O curso online de reciclagem do IBACBRASIL está disponível no site www.cursosdetransito.com.br

No curso de reciclagem para condutores, o IBACBRASIL-Cursos de Trânsito mantém um serviço de monitoria ativa em que monitores e tutores acompanham o desenvolvimento do aluno durante todo o curso, auxiliando-o em todos os momentos. Em caso de dúvida em relação aos estudos, o aluno também pode entrar em contato por chat, email, whatsapp ou pelo 0800 400 2107.

Curso preventivo – Os motoristas profissionais paranaenses já podem realizar o Curso Online de Reciclagem Preventiva oferecido pelo IBACBRASIL- Cursos de Trânsito. Autorização nesse sentido foi dada pelo DETRAN-PR.

A medida vale para o condutor que exerce atividade remunerada (EAR) e que seja habilitado nas categorias C, D ou E, cuja soma dos pontos referentes a infrações atinja no mínimo 14 e no máximo 19 pontos no período de 12 meses. Após fazer o curso e obter a aprovação na prova de reciclagem preventiva, a pontuação das infrações de trânsito cometidas será eliminada da carteira pelo DETRAN-PR.

Aprovação do MEC – O IBACBRASIL é uma empresa paranaense que possui plataforma de estudos própria, a Plataforma Jornada, um ambiente virtual intuitivo, ágil e fácil de usar. É a única plataforma na área de trânsito com chancela do Ministério da Educação (MEC) como tecnologia educacional. A apresentação dos conteúdos, como explica o diretor do IBACBRASIL, Fernando Halfen, “é feita por meio de textos simples, imagens, animações e vídeos legendados, de fácil compreensão, além de exercícios e simulados”.
 
Mais de 60 mil condutores realizaram o curso de reciclagem online do IBACBRASIL-Cursos de Trânsito nos estados do Paraná, Pernambuco, Piauí, Sergipe, Goiás, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Espírito Santo e Maranhão. Ao todo, os cursos a distância do Instituto formaram mais de 320 mil alunos em 15 anos de atuação.