Franklin de Freitas – Painéis solares no telhado da Prefeitura: eficiência energética

Em pouco mais de um ano, o Paraná quase triplicou o número de unidades com energia solar conectados ao sistema. Em agosto de 2017 eram 1.053 unidades que geravam energia a partir de placas fotovoltáicas e a compartilhava com o sistema de distribuição. No final do ano passado, esse número chegou a 3.100, totalizando uma potência instalada de 37,6 megawatts (MW), suficiente para abastecer pelo menos 30 mil residências.

Atualmente o Estado está entre os seis maiores geradores de energia solar nos telhados de residências, comércios, indústrias e propriedades rurais. Dados de outubro de 2018 mostravam que o Paraná gerava 5,4% da energia solar produzida no Brasil.

Painéis solares
Começou nesta semana a instalação de 440 painéis solares no telhado do Palácio 29 de Março, sede da Prefeitura de Curitiba, no Centro Cívico. As placas vieram da China e o trabalho deve ser concluído até o início de junho, dependendo das condições climáticas. O sistema de eficiência energética do prédio ainda inclui a substituição das lâmpadas atuais por LED e o monitoramento. Estima-se que haverá economia de R$ 180 mil por ano aos cofres públicos e a redução em aproximadamente 50% do consumo de energia do prédio.

O sistema de geração elétrica a partir de fonte solar recebe recursos provenientes do Programa de Eficiência Energética da Copel Distribuição, regulamentado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), no valor de R$ 997.277,14.