
O Paraná Clube venceu por 2 a 1 o Guarani, nessa terça-feira (dia 18) à noite, em Campinas, pela quarta rodada da Série B. Os gols foram do centroavante Bruno Gomes e do volante Jhony Douglas. Com o resultado, o time paranaense disparou na liderança, agora com dez pontos, dois à frente do vice, o Operário, de Ponta Grossa. A equipe paulista está na 14ª colocação, com 3 pontos. Clique aqui para ver a classificação completa no site Srgoool.
Esse é o melhor início de Série B do Paraná Clube na Era dos Pontos Corridos, iniciada em 2006. O time nunca havia somado tantos pontos nas quatro primeiras rodadas da competição.
Já o Guarani vive má fase após a pausa provocada pela pandemia. Somou duas vitórias, um empate e seis derrotas desde o retorno das competições.
ESCALAÇÃO
O técnico Allan Aal fez uma mudança em relação ao último jogo. O ponta Raphael Alemão, que vinha jogando de centroavante, rescindiu com o clube e acertou com um clube do Azerbaijão. A vaga dele ficou com o centroavante Bruno Gomes.
O esquema tático era o 4-2-3-1, com Jhony Douglas e Meritão como volantes. A linha de três tinha Andrey (esquerda), Bressan (centro) e Pires (direita).
O Guarani não tinha seu artilheiro em 2020, o atacante Júnior Todinho, suspenso. Outro desfalque era o volante Lucas Abreu. O esquema era o 4-3-1-2, com Giovanny (ex-seleção sub-20 e Athletico-PR) como meia-atacante centralizado.
PRIMEIRO TEMPO
O primeiro tempo teve domínio do Guarani, que atacou em bloco, com seis ou sete jogadores, e era eficiente na chamada ‘pressão pós-perda’. Ou seja, assim que perdia a posse de bola, sufocava o adversário, que ficava sem contra-ataque. O Paraná foi tímido na pressão da saída de bola do adversário e acabou dominado. O time paulista fez 1 a 0 aos 28, em chute de fora da área de Bruno Sávio, e construiu outros quatro ataques com algum perigo. O Tricolor da Vila só reagiu a partir dos 35, quando avançou a marcação e conseguiu construir duas boas jogadas ofensivas.
SEGUNDO TEMPO
Os papéis se inverteram no segundo tempo. O Paraná avançou, pressionou forte a saída do adversário e tomou conta do jogo. O empate veio aos 16, em cruzamento perfeito de Paulo Henrique e finalização de Bruno Gomes. Depois do empate, os dois times adotaram o bloco médio e o jogo ficou equilibrado. O Paraná virou para 2 a 1 em cobrança de escanteio de Jean Victor, aos 29, que terminou com cabeceio e gol de Jhony Douglas.
O técnico Allan Aal só fez as primeiras substituições no Paraná aos 40 do 2º, com as entradas do atacante Marcelo e do volante Kaio. Aos 45, Thiago Alves entrou no lugar de Andrey.
ESTATÍSTICAS
Ao fim de 90 minutos, o Paraná teve 9 finalizações (5 certas), 43% de posse de bola e 83% de eficiência nos passes. Já o Guarani somou 16 finalizações (3 certas), 57% de posse de bola e 89% de eficiência nos passes. Os dados são do site Sofascore.
GUARANI 1×2 PARANÁ
Guarani: Jefferson; Pablo, Wálber, Didi e Bidu; Deivid, Eduardo Person (Igor Henrique), Lucas Crispim e Giovanny (Rafael Costa); Waguininho e Bruno Sávio (Cristovam). Técnico: Thiago Carpini
Paraná: Alisson; Paulo Henrique, Thales, Fabrício e Jean Victor; Jhony Douglas, Higor Meritão e Renan Bressan (Hurtado); Gabriel Pires (Kaio), Andrey (Thiago Alves) e Bruno Gomes (Marcelo). Técnico: Allan Aal
Gols: Bruno Sávio (28-1º), Bruno Gomes (16-2º) e Jhony Douglas (29-2º)
Cartões amarelos: Waguininho (G) Gabriel Pires, Marcelo (P).
Árbitro: Paulo Cesar Zanovelli (MG)
Local: Brinco de Ouro, em Campinas
PRINCIPAIS LANCES
Primeiro tempo
13 – Boa jogada do Guarani pela esquerda. Bruno Savio invade a área, dribla e cruza com perigo. Fabrício corta.
17 – Eduardo Person arrisca de fora da área. A bola vai sobre o gol.
19 – Andrey cruza rasteiro. Na área, Bruno Gomes chuta no zagueiro.
27 – Bidu chuta de fora da área. Alisson segura.
28 – Gol do Guarani. Bruno Sávio dribla Meritão, chuta de fora da área e acerta no algo, quase no centro.
38 – Paulo Henrique toca para Gabriel Pires. Ele corta pra dentro e chuta do bico da área. O goleiro espalma.
Segundo tempo
2 – Bruno Sávio puxa contra-ataque, invade a área e chuta cruzado. Alisson segura.
13 – Waguininho chuta de fora da área. A bola vai sobre o gol.
16 – Gol do Paraná. Paulo Henrique avança na ponta e cruza rasteiro. Bruno Gomes chuta de primeira e marca.
17 – Giovanny chuta no ângulo. Alisson faz grande defesa.
28 – Renan Bressan chuta de fora da área e acerta o cantinho. O goleiro espalma. Meritão pega o rebote quase na pequena área e chuta. O goleiro salva.
29 – Gol do Paraná. Escanteio. Jean Victor cruza na primeira trave. Jhony Douglas chega antes que o goleiro e cabeceia.
32 – Lançamento. Gabriel Pires recebe nas costas da defesa, invade a área e chuta para fora.