Divulgação/Paraná Clube – Cianorte 0x1 Paraná Clube

O Paraná Clube venceu por 1 a 0 o Cianorte, nesse domingo (dia 22) à tarde, no estádio Albino Turbay, pela 6ª rodada do Grupo 7 da Série D do Campeonato Brasileiro. Com o resultado, o time da capital chegou à sua 3ª vitória consecutiva e ficou em 2º lugar do Grupo 7, com 12 pontos — está atrás do líder São Bernardo apenas no critério de desempate (saldo de gols). O Cianorte aparece na 6ª colocação, com 5 pontos. Ao final da primeira fase (14 rodadas), os quatro primeiros avançam para a segunda fase. Clique aqui para ver a classificação, no site Srgoool.

Clique aqui para ver as ATUAÇÕES — notas para os jogadores do Paraná.

SÉRIE INVICTA
A última derrota do Paraná Clube foi no Campeonato Paranaense. Desde a chegada do técnico Omar Feitosa e desde o início da Série D, foram 3 vitórias e 3 empates. Essa série invicta de seis jogos é a maior do clube desde 2019. Naquele ano, sob o comando do técnico Matheus Costa, o time teve duas séries de seis partidas sem perder, a primeira entre a 6ª e a 11ª rodada (com 5 vitórias e 1 empate) e outra entre a 17ª e a 22ª rodada (com 2 vitórias e 4 empates).

MÁ FASE
Já o Cianorte completa 5 partidas seguidas sem vencer (2 empates e 3 derrotas).

FATOR CAMPO
Como mandante, o time do Interior só havia sofrido uma derrota em 2022 – para o Coritiba, pelas quartas de final do Paranaense. Nos demais jogos em casa, 4 vitórias e 4 empates.

RETROSPECTO
Em toda história, o Paraná jogou 10 vezes em Cianorte por competições oficiais, somando 2 vitórias, 5 empates e 3 derrotas.

ARTILHEIRO
O centroavante Carlos Henrique soma agora 3 gols em 5 jogos, todos na Série D. É o artilheiro do Paraná Clube na competição e também na temporada 2022.

ESCALAÇÃO
A novidade na escalação foi o zagueiro Odivan como titular, com Dirceu indo para o banco. O resto da equipe era a mesma. O esquema tático 4-2-3-1 foi mantido, com Rafael Silva, Everton Brito e Marcelinho na linha de três. Assim como em jogos anteriores, Marcelinho e Rafael Silva se revezaram entre o centro e o lado esquerdo, trocando de posição em alguns momentos.

PRIMEIRO TEMPO
O primeiro tempo foi truncado, com muita disputas físicas e poucas jogadas trabalhadas. O Paraná só conseguiu levar perigo em três momentos – em uma falta de longa distância de André Krobel, em uma bola erguida para a área finalizada por Odivan e em um chute cruzado do lateral-direito. O Cianorte atacou pouco, mas teve as duas melhores chances. Aos 10, Luis Gustavo fez boa jogada individual e chutou perto. Aos 38, Coutinho aproveitou rebote na área e mandou um chute na trave.

SEGUNDO TEMPO
O jogo recomeçou com o mesmo cenário de antes e praticamente sem jogadas ofensivas. A primeira substituição no Paraná veio aos 14, com a entrada do meia-atacante Alisson Taddei no lugar de Marcelinho. O time da capital chegou ao gol aos 26, em boa troca de passes de Taddei e Rafael Silva, assistência de Vinícius Kiss e chute de Carlos Henrique: 1 a 0. Aos 35, entraram o ponta Ueslei Brito e o volante Evandro (ex-Brusque e Concórdia), que fez sua estreia pelo clube. Aos 38, entraram o zagueiro Dirceu e o atacante Pablo Thomaz. O Cianorte ficou mais ofensivo e tentou pressionar, mas não conseguiu. O Paraná soube amarrar o jogo e segurar o placar até o fim.

CIANORTE 0x1 PARANÁ
Cianorte: Neto; Alex Trindade (Braga), Handerson, Veríssimo e Mateus; Weslley (Igor), Zé Vitor (Danilo) e Caio Cunha; Luis Gustavo (Rian), 
Gui Sales (Vitor Ramos) e Coutinho. Técnico: Irineu Ricardo
Paraná: Felipe; André Krobel, Franklin, Odivan (Dirceu) e César Morais; Moisés Gaúcho (Evandro) e Vinicius Kiss; Everton Brito (Ueslei Brito), Rafael Silva (Pablo Thomaz) e Marcelinho (Alisson Taddei); Carlos Henrique. Técnico: Omar Feitosa
Gols: Carlos Henrique (26-2º)
Cartões amarelos: Weslley, Rian, Igor, Danilo (C). Moisés Gaúcho (P).
Árbitro: Gustavo Ervino Bauermann (SC)
Local: Estádio Albino Turbay, em Cianorte

PRINCIPAIS LANCES
Primeiro tempo
10 – Luis Gustavo passa por André Krobel e chuta forte. A bola raspa o travessão.
20 – Falta. André Krobel cruza. Odivan desvia quase na pequena área. O goleiro segura.
27 – Falta de longa distância. André Krobel tenta direto e acerta o canto. O goleiro espalma para escanteio.
32 – Boa troca de passes do Paraná. André Krobel recebe na ponta-direita e chuta cruzado. O goleiro espalma.
38 – Mateus cruza da esquerda. A zaga desvia. A bola sobre para Coutinho na entrada da área. Ele chuta de voleio e manda na trave.

Segundo tempo
19 – Bola alta pra área. Carlos Henrique pega o rebote, gira e chuta mal, para longe.
21 – Rian chuta de longe. Felipe defende.
26 – Gol do Paraná. Taddei e Rafael Silva trocam passes até Kiss, perto da área. Ele toca para Carlos Henrique, livre na área, chutar no canto.