Valquir Aureliano – Iacovelli comemora: ele entrou no segundo tempo e garantiu a vitória (e a classificação) paranista

O Paraná Clube garantiu antecipadamente o seu lugar no mata-mata da Série D do Campeonato Brasileiro. Na tarde deste sábado (2 de julho), jogando na Vila Capanema, o Tricolor tomou um susto e saiu atrás no placar contra o Nova Iguaçu, com Luã Lúcio inaugurando o marcador no fim da primeira etapa. No segundo tempo, porém, os donos da casa se lançaram ao ataque e buscaram o empate logo aos dois minutos, com Everton Brito. A partida ficou em aberto, com chances de gol para os dois lados, mas a virada – e a classificação – acabaram vindo aos 35 minutos, em cabeceio de Iacovelli após cruzamento de André Krobel: 2 a 1 e muita festa em Curitiba.

Com a vitória, o Tricolor agora soma 22 pontos em 12 jogos no Grupo 7 da Série D e já não pode ser alcançado por Nova Iguaçu (4º colocado com 14 pontos), Santo André (5º com 12), Cianorte (6º com 11 pontos) e Oeste (7º com 11 pontos). O Paraná é o segundo colocado de seu grupo, quatro pontos atrás do São Bernardo, que é também seu próximo adversário.

Na quarta divisão, os quatro primeiros colocados de cada um dos oito grupos se classificam para a Segunda Fase, onde se inicia o mata-mata (fase eliminatória), sendo que os semifinalistas garantem o acesso para a Série C. 

O adversário do Paraná na próxima fase virá do grupo 8: o primeiro lugar do Grupo 7 enfrenta o quarto colocado do Grupo 8; o segundo lugar do Grupo 7 enfrenta o terceiro colocado do Grupo 8; e assim por diante.

ESCALAÇÃO DO PARANÁ

Para o jogo diante do Nova Iguaçu o técnico Omar Feitosa contou com todo o elenco à disposição, podendo usar o time paranista considerado ideal. Com isso, o volante Moisés Gaúcho, que esteve suspenso na derrota por 1 a 0 contra a Portuguesa-RJ, na última rodada, voltou ao time titular no lugar de Evandro. No setor ofensivo, a novidade foi o ponta Rafael Silva na vaga do meia Gabriel Correia. Ele já havia atuado alguns minutos no último jogo e agora, completamente recuperado de lesão, retomou a titularidade, possibilitando que Marcelinho atuasse mais centralizado.

PRIMEIRO TEMPO

Jogando em seus domínios, o Paraná tentou propor o jogo na primeira etapa, atuando com as linhas de marcação mais adiantadas, tendo mais posse de bola e passando mais tempo no campo do adversário, no ataque.

O aparente domínio paranista, no entanto, não se traduziu em chances de gol. Embora os mandantes tenham mandado uma bola na trave aos 11 minutos, com Carlos Henrique, no mais o time de Omar Feitosa foi muito dependente da bola parada com André Krobel e César Morais para fazer o goleiro Luis Henrique trabalhar.

A situação piorou já no finalzinho da etapa inicial, quando Ewerton acertou uma bela bola nas costas da defesa para a corrida de Luã Lúcio, que recebeu de frente para o gol e não perdoou, vencendo o goleiro Felipe com um chute forte e rasteiro no canto: 1 a 0 para o Nova Iguaçu e vaias da torcida paranista, que ainda gritou por “raça” para o time na saída para o intervalo.

SUBSTITUIÇÕES

Na volta do intervalo, a primeira substituição no Paraná Clube, com o atacante Carlos Henrique deixando o campo para a entrada do meia Gabriel Correia. Aos 22 minutos da etapa final, mais duas mudanças, com o atacante Iacovelli e o ponta Ueslei Brito nos lugares de Rafael Silva e Marcelinho. Nove minutos depois, foi vez do volante Evandro substituir Everton Brito. E já nos acréscimos, o meio-campista Lucas Bochecha substituiu Vinícius Kiss.

No Nova Iguaçu, saíram Vandinho e Zé Flores para as entradas de Juan e Linnick aos 17 minutos da segunda etapa. Aos 26, foi vez de João Pedro substituir Lucas. Aos 40, as últimas substituições, com Luã Lúcio e Vinicius saindo para as entrada de Gustavo e Gabriel Luiz.

SEGUNDO TEMPO

Após a decepção da etapa inicial, o Paraná voltou para o segundo tempo com mais fome. Mais agressivo na pressão à saída de bola do adversário e mais incisivo na hora de atacar, o time foi premiado pela nova postura logo aos dois minutos, em cruzamento de Vinicius Kiss que terminou com finalização certeira de Everton Brito.

O empate fez com que o Nova Iguaçu também se abrisse mais na busca pela vitória, deixando a partida em aberto. Os dois times criaram chances, mas o Paraná foi mais competente e conseguiu a virada aos 35 minutos, após cruzamento de André Krobel bem cabeceado por Iacovelli.

FICHA TÉCNICA

Paraná Clube 2 x 1 Nova Iguaçu

Paraná Clube: Felipe; André Krobel, Franklin, Direceu e César Morais; Moisés Gaúcho e Vinícius Kiss (Lucas Bochecha); Rafael Silva (Iacovelli), Marcelinho (Ueslei Brito) e Everton Brito (Evandro); Carlos Henrique (Gabriel Correia). Técnico: Omar Feitosa
Nova Iguaçu: Luis Henrique; Diego Bolt, Matheus Alves, Gabriel Pinheiro e Carlinhos; Vinícius (Gabriel Luiz), Luã Lúcio (Gustavo) e Vandinho (Juan); Ewerton, Zé Flores (Linnick) e Lucas (João Pedro). Técnico: Carlos Vitor
Gols: Luã Lúcio (47-1º), Everton Brito (2-2º) e Iacovelli (35-2º)
Cartões amarelos: Carlinhos, Zé Flores, Gabriel Pinheiro (N);
Árbitro: Raimundo Rodrigues de Oliveira Junior (CE)
Público: 2.975 pagantes (3.500 total)
Renda: R$ 67.430,00
Local: Vila Capanema, em Curitiba (PR), sábado (02/07) às 16 horas

PRINCIPAIS LANCES

Primeiro tempo

2 – Cobrança de escanteio de André Krobel. A bola passa por toda a área e ninguém chega para desviar.

11 – Rafael Silva cabeceia, Luis Henrique defende e na sobra Carlos Henrique ainda manda a bola no travessão.

12 – Cobrança de falta de longe de André Krobel. Ele acerta a pontaria num chute forte, mas o goleiro vai buscar a bola no canto.

13 – Chute de André Krobel de longe. O goleiro Luis Henrique dá um tapa na bola, que sai em escanteio.

16 – Rafael Silva cai na área do Nova Iguaçu e fica pedindo pênalti. Juiz manda o jogo seguir.

23 – Chute rasteiro de fora da área de Luã Lúcio, que manda a bola ao lado do gol, sem perigo.

28 – André Krobel vai pra cobrança de falta da intermediária. Ele manda direto para o gol e o goleiro só fica olhando a bola, que passa com perigo por cima da meta.

37 – Chute de longe de Diego Bolt, que manda a bola por cima, longe da meta.

39 – Cobrança de falta de André Krobel, a média distância. Ele manda direto para o gol e Luis Henrique defende.

45 – Everton Brito recebe na direita e cruza forte para a área. Carlos Henrique cabeceia por cima do gol.

47 – Gol do Nova Iguaçu! Bola enfiada por Ewerton nas costas da defesa. Luã Lúcio recebe de frente para o gol e chuta firme e rasteiro no canto do goleiro Felipe, que não consegue alcançar.

Segundo tempo

2 – Gol do Paraná! André Krobel e Vinicius Kiss pressionam a saída de bola pela direita, recuperam a posse e o volante cruza rasteiro. A bola chega na segunda trave em Everton Brito, que chega batendo firme na bola, no canto.

7 – Chute de Lucas obriga boa defesa de Felipe. A bola sai em escanteio.

18 – Juan recebe pela esquerda, perto da área, corta para o meio e chuta colocado. A bola passa por cima do gol, com perigo.

20 – Boa tabela pela esquerda do Nova Iguaçu. A bola é cruzada, a zaga tenta afastar e entrega nos pés de Lucas, que chuta forte, para fora, sem perigo.

23 – Ueslei Brito recebe a bola no ataque, cai dentro da área e pede pênalti. A arbitragem manda o jogo seguir.

35 – Gol do Paraná! André Krobel recebe na direita e cruza na medida para Iacovelli. Bem posicionado dentro da área, o atacante cabeceia firme e garante a virada Tricolor.