Oscar Felipe / Paraná Clube – Moisés Gaúcho

O Paraná Clube enfrenta o União Beltrão neste sábado (26), às 16 horas, num confronto de ameaçados pelo rebaixamento. A partida é válida pela 10ª e penúltima rodada da primeira fase do Campeonato Paranaense. O time da Capital pode até ser rebaixado nesta rodada.

A partida será transmitida pelo streaming da NSports (www.futebolparanaense.tv).

No Estadual, os dois últimos colocados caem para a segunda divisão. O Paraná está em último lugar, com 4 pontos. O União está com 4, mas aparece à frente por ter melhor saldo de gols. Acima deles estão Rio Branco (6 pontos) e Azuriz (8).

MATEMÁTICA

Sinteticamente falando, o Paraná precisa vencer para empurrar a decisão contra o rebaixamento para a última rodada sem depender de mais ninguém. No dia 6 de março, o adversário é o Rio Branco, em Paranaguá.

Se o Paraná perder e o Rio Branco vencer o Londrina – também neste sábado, às 16 horas, em Paranaguá –, o time da Vila Capanema estará rebaixado.

Mesmo um empate contra o União seria catastrófico. O Paraná não dependeria mais de si para evitar a queda à segunda divisão. O Rio Branco pode abrir 4 pontos antes da última rodada (desde que vença o Londrina) e o Paraná precisaria torcer para o Azuriz perder os dois jogos restantes – contra Coritiba, em casa, na terça-feira (1/3), e diante do Operário, em Ponta Grossa, no dia 6.

“A pressão é muito grande. A responsabilidade é muito grande. A gente tem se cobrado bastante”, disse o volante Moisés Gaúcho, sobre o jogo deste sábado. “Não esperava passar por esse momento. Mas estamos trabalhando duro. Ninguém aqui está de sacanagem. Quem sabe a gente consegue sair da zona de rebaixamento já nesta rodada”.

ESCALAÇÃO DO PARANÁ

Para esse confronto, o técnico Rodrigo Cascca ganha dois reforços importantes. O lateral-direito André Krobel, dono da bola parada do time, volta após cumprir suspensão. O meia/ponta Gabriel Correia se recuperou de lesão. Com a volta dele, a tendência é que retorne ao 4-2-3-1, com Mikael, Gabriel Correia e Castanha na linha de três do meio-de-campo. Outra opção para este sábado seria escalar Iacovelli em vez de Mikael e manter o 4-4-2 visto no último jogo – derrota de 2 a 1 para o Coritiba. Na ocasião, Cascca usou dois centroavantes (Iacovelli e Tadeu) e uma linha de quatro no meio-campo: Mikael (direita), Castanha (esquerda), Vinícius Kiss (centro) e Moisés Gaúcho (centro). 

O ADVERSÁRIO

A matemática do União é a mesma do Paraná Clube. Uma derrota pode significar a queda já nesta rodada. Um empate também seria péssimo. A salvação seria vencer e jogar tudo ou nada na última rodada. Para este sábado, o técnico Rafael Resende deve ter força máxima.

CALENDÁRIO

Entre os dois jogos que decidem a permanência na primeira divisão estadual, o Paraná ainda tem que se preocupar com a Copa do Brasil. Nesta terça-feira (1/3), o time enfrenta o Pouso Alegre, em Minas Gerais, pela primeira fase da competição. Um empate basta para levar o time paranaense à segunda fase.

PARANÁ CLUBE x UNIÃO BELTRÃO

Paraná: Lucas Wingert; André Krobel, Rodolfo Mol, Rayne e Kazu (Juninho); Moisés Gaúcho e Vinicius Kiss; Mikael (Iacovelli), Gabriel Correia e Castanha; Tadeu. Técnico: Rodrigo Cascca
União: Flaysmar; Hiago, Gustavo, Márcio Júnior e João Guimarães; Giba, Luccas Barreto, Patrick e Sato; Wellisson e Flávio. Técnico: Rafael Resende
Árbitro: Leonardo Ferreira Lima
Local: Vila Capanema, em Curitiba, sábado, às 16 horas