Ascom/PMP

Paranaguá iniciou na manhã desta sexta-feira, 17, a entrega da Ivermectina como auxílio na prevenção ao efeitos agravados da Covid-19. A entrega de medicação ocorre no Ginásio Albertina Salmon por aproximadamente 30 dias inclusive aos fins de semana. As senhas serão distribuídas das 8h às 16h e o atendimento até às 18h.

“Não há necessidade das pessoas virem todas no mesmo dia ou antes do horário de início do atendimento. A ação continuará ocorrendo por um período estendido”, salienta a secretaria municipal de Saúde, Lígia Regina de Campos Cordeiro.

As acomodações dentro do ginásio contam com o distanciamento correto, atendimento médico e a dispensação do medicamento, diz a Prefeitura em cimnunicado. 

“Lembramos que a ivermectina é mais uma ferramenta de prevenção. As demais medidas devem ser mantidas como uso de máscara e higienização especialmente das mãos”, informa a secretária.

A decisão da Prefeitura de Paranaguá em fornecer o medicamento, usado no tratamento de vários tipos de infestações por parasita, partiu de pesquisas que teriam apresentado resultados favoráveis em pesquisas in vitro. Apesar disso a Secretarira de Estado da Saúde do Paraná e outras organizações da saúde, não recomendam o medicamento para a Covid-19.

Documento

A Prefeitura de Paranaguá reforça que as pessoas que quiserem fazer uso da medicação ivermectina devem se dirigir ao Ginásio de Esportes munidas de documentação. Muitas pessoas chegaram sem o cartão do SUS e sem comprovante de residência o que prejudica o atendimento.

É necessário levar RG, CPF, informar peso, entre outros requisitos que constam na página oficial da Prefeitura. Nesta primeira etapa receberão a medicação moradores de Paranaguá com doenças pré-existentes e pessoas acima de 40 anos.

O atendimento ocorre das 8h às 18h. O atendimento nas ilhas será feito a partir da próxima segunda-feira (20).