Publicidade
Fim de semana

Paranambuco faz shows gratuitos com participação de Janine Mathias

O grupo Paranambuco fará shows neste sábado (7/4) e domingo (8/4), no Conservatório de MPB de Curitiba, com a participação especial da cantora e compositora Janine Mathias. As apresentações são às 11h30 e a entrada é gratuita.

Os shows integram a segunda minitemporada do projeto Paranambuco Apresenta: Orun Ayê, que promove atividades para aproximar o público curitibano de ritmos tradicionais brasileiros.

O trabalho autoral do Paranambuco surgiu em 2010, a partir do estudo da musicalidade tradicional brasileira. O grupo é formado pelo pernambucano Matheus Braga, os paranaenses Jô Nunes e Bruno Klammer, o mineiro Fred Pedrosa e o catarinense José Navarro.

O trabalho autoral surgiu a partir do estudo da musicalidade tradicional brasileira, parte dele dedicada aos orixás cultuados na umbanda. Nos shows, o repertório do álbum Orun Ayê traz ritmos como baião, coco, samba, maracatu e xote, além de ijexá, toruá, barravento, puxada de rede e jongo.

“Toda manifestação cultural tem o objetivo de fazer permanecer uma história. Então, ao reunir e apresentar diferentes regionalidades, nossa intenção é fortalecer a identidade do Brasil. Por meio de ritmos brincantes e da interação com a plateia, queremos propor que a diversidade do nosso país seja valorizada”, conta Matheus.

Participação

O público também poderá conferir o trabalho de Janine Mathias, que mescla elementos do rap, hip-hop, soul e samba. A artista, que prepara o lançamento do álbum Dendê para este ano, já dividiu o palco com nomes como Tássia Reis e Karol Conka. Além disso, Janine realiza o Samba da Nega, evento que conta com mais de 50 edições.

A minitemporada anterior do projeto Paranambuco Apresenta: Orun Ayê teve como convidado o rabequeiro e percussionista Carlos Ferraz, uma das principais referências da cultura popular e da capoeira angola em Curitiba. A edição aconteceu em fevereiro, no Portão Cultural, com dois shows e a oficina Brincando Coco.


Serviço – show Paranambuco apresenta Orun Ayê – 2ª minitemporada com participação de Janine Mathias

Datas: sábado (7/4) e domingo (8/4)

Horário: 11h30

Local: Conservatório de MPB de Curitiba (Rua Mateus Leme, 66 - São Francisco)

Entrada gratuita

 

Publicidade

Plantão de Notícias

Mais notícias

DESTAQUES DOS EDITORES