
Uma ação realizada na manhã de ontem retirou as pichações do comércio na Rua XV de Novembro, no Calçadão que concentra centenas de lojas e empresas. A ação foi realizada pela Associação Comercial do Paraná, por meio do Conselho do Comércio Vivo e do Comitê Centro Vivo, com a colaboração da Associação dos Condomínios Garantidos do Brasil (ACGB).
Foram retiradas as pichações de fachadas, portas e placas de instituições comerciais na rua mais famosa de Curitiba e que abriga grande parte do comércio fora dos shopping centers na Capital.
Além dos parceiros acima, a manhã de despichação teve a participação também dos grupos escoteiros Santos Dumont e São Judas Tadeu, que fizeram a limpeza dos locais, além da Guarda Municipal e de voluntários da própria ACP.
As ações de despiche da ACP acontecem desde o início da década e se unem ao trabalho de conscientização de outras esferas, como a própria ACGB e a Prefeitura de Curitiba. “A responsabilidade pelo cuidado com a cidade é de todos nós que a ocupamos”, diz Daisi Fonseca, coordenadora de projetos da ACGB, Organização Não-Governamental que conta com um grupo de 18 zeladores no cuidado com a região central de Curitiba.
Já a Prefeitura lançou recentemente o projeto Rosto da Cidade, de recuperação de fachadas e instalações de prédios históricos da Capital. A Casa Frederico Kirchgässner, na Rua Treze de Maio, foi o primeiro imóvel particular a ser pintado e receber a resina antipichação pelo programa, em março deste ano. A vantagem do produto é a rapidez com que se consegue apagar as marcas do vandalismo e a limpeza não exige que a parede seja repintada.
O programa quer preservar do vandalismo o Rosto Histórico da Cidade de Curitiba, num perímetro que vai do Alto de São Francisco até a velha Estação, do Passeio Público até as ruas XV e Comendador Araújo.
Denúncias de pichações na Capital podem ser feitas pelo telefone 153, da Guarda Municipal de Curitiba.