Publicidade
Tudo limpo na rua das Flores

Parceria faz ação de despiche no calçadão da Rua XV de Novembro, no Centro

Voluntários despicham fachada de comércio na Rua XV de Novembro
Voluntários despicham fachada de comércio na Rua XV de Novembro (Foto: Henry Milleo)

Uma ação realizada na manhã de ontem retirou as pichações do comércio na Rua XV de Novembro, no Calçadão que concentra centenas de lojas e empresas. A ação foi realizada pela Associação Comercial do Paraná, por meio do Conselho do Comércio Vivo e do Comitê Centro Vivo, com a colaboração da Associação dos Condomínios Garantidos do Brasil (ACGB).

Foram retiradas as pichações de fachadas, portas e placas de instituições comerciais na rua mais famosa de Curitiba e que abriga grande parte do comércio fora dos shopping centers na Capital.
Além dos parceiros acima, a manhã de despichação teve a participação também dos grupos escoteiros Santos Dumont e São Judas Tadeu, que fizeram a limpeza dos locais, além da Guarda Municipal e de voluntários da própria ACP.
As ações de despiche da ACP acontecem desde o início da década e se unem ao trabalho de conscientização de outras esferas, como a própria ACGB e a Prefeitura de Curitiba. “A responsabilidade pelo cuidado com a cidade é de todos nós que a ocupamos”, diz Daisi Fonseca, coordenadora de projetos da ACGB, Organização Não-Governamental que conta com um grupo de 18 zeladores no cuidado com a região central de Curitiba.

Já a Prefeitura lançou recentemente o projeto Rosto da Cidade, de recuperação de fachadas e instalações de prédios históricos da Capital. A Casa Frederico Kirchgässner, na Rua Treze de Maio, foi o primeiro imóvel particular a ser pintado e receber a resina antipichação pelo programa, em março deste ano. A vantagem do produto é a rapidez com que se consegue apagar as marcas do vandalismo e a limpeza não exige que a parede seja repintada.
O programa quer preservar do vandalismo o Rosto Histórico da Cidade de Curitiba, num perímetro que vai do Alto de São Francisco até a velha Estação, do Passeio Público até as ruas XV e Comendador Araújo.
Denúncias de pichações na Capital podem ser feitas pelo telefone 153, da Guarda Municipal de Curitiba.

Publicidade

Plantão de Notícias

Mais notícias

DESTAQUES DOS EDITORES