A Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMA), em parceria com o movimento cicloativista do Paraná, vai incentivar o uso da bicicleta no Litoral durante a temporada de verão. O objetivo da ação é tentar reduzir o trânsito nos balneários e estimular o uso do meio de transporte sustentável e que traz benefícios para a saúde da população. O tema foi discutido em encontro realizado na sexta-feira passada.

“A expectativa de público no Litoral é de 2 milhões de pessoas para as festas de final de ano e carnaval. Se uma parcela destes veranistas optarem pelo uso da bicicleta para curtas distâncias, conseguiremos desafogar muito o trânsito nas praias”, informou o secretário do Meio Ambiente e coordenador da Operação Verão, Caetano de Paula Junior.

“As ruas e avenidas do Litoral do Paraná não possuem estrutura para suportar a quantidade de veículos que descem para as praias. Por isso, é muito importante que as pessoas tenham contato com a bicicleta neste período de férias para que depois o hábito saudável possa subir a Serra e continuar depois da temporada de verão “, declarou o coordenador do Programa Ciclovida da Universidade federal do Paraná e vice-presidente da Federação Paranaense de Ciclismo, José Carlos Belotto.

O secretário do Meio Ambiente também pediu o apoio das entidades para a elaboração de uma rota de cicloturismo que possa ser realizada entre os Parques estaduais do Litoral, entre eles, a Floresta do Palmito, Rio da Onça e Saint Hilaire Lange.

Também participaram da reunião o ciclista e representante da Tecnologia da Informação e da Comunicação do Paraná (Celepar), Luis Cláudio Brito Patrício, o coordenador da Associação de Ciclistas do Alto Iguaçu (Cicloiguaçu), Jorge Brand, presidente da Federação Paranaense de Ciclismo, Adir Romeu, e o representante da Universidade Tecnológica do Paraná (UTFR), Nestor Saavedra.