Teto

Parceria inédita ergue ‘casas de emergência’ na Caximba

Casas erguidas por 250 volunt\u00e1rio em apenas dois dias
Casas erguidas por 250 volunt\u00e1rio em apenas dois dias (Foto: Franklin de Freitas)

Vinte famílias da ocupação 29 de Outubro, na Caximba, foram realocadas dentro do próprio bairro e ganharam “casas de emergência”. A intervenção foi resultado de uma parceria inédita entre a Prefeitura de Curitiba, a Companhia de Habitação Popular de Curitiba (Cohab) e o TETO, organização não governamental que atua junto a comunidades carentes. “É uma parceria inédita. O TETO está presente em 19 países e pela primeira vez a ação vai acontecer em conjunto com o poder público em nossa cidade. Curitiba mais uma vez se mostra inovadora”, afirma o prefeito Rafael Greca.
As famílias, que antes moravam próximo do Rio Iguaçu, em uma área de alto risco, foram transferidas para as nova moradias longe do risco de inundações. Cerca de 250 voluntários do TETO participaram do mutirão para construir as casas. A Cohab, em conjunto com a associação de moradores, definiu os locais onde as moradias provisórias foram erguidas. Não haverá custo algum para os moradores. Cada uma das construções possui 18 metros quadrados. 
“Temos um importante plano para esta região, vamos construir o Bairro Novo da Caximba, com novas moradias e obras de urbanização. Todavia, os casos mais emergenciais não poderiam aguardar a conclusão do projeto. Por isso optamos pelo remanejamento provisório, a fim de garantir a segurança das famílias. Em Curitiba os moradores não podem ficar entregues à falta de sorte”, completa Greca.
A Ong TETO atua há dez anos no País e desde 2014 no Paraná. Neste período já ergueu 288 moradias e mobilizou mais de 7 mil voluntários, além de ter realizado 2.400 trabalhos de caracterização socioeconômica.