Publicidade
Segurança

Parceria triplica número de câmeras de monitoramento em Pinhais

(Foto: Ascom/PMP)

Recentemente, a Prefeitura de Pinhais realizou um edital de Chamamento Público para a utilização de câmeras de vigilância privada, sendo atendida pela empresa SmartSeg, com sede em Pinhais há mais de 10 anos. Esta disponibilizou para a Central de Monitoramento da Guarda Municipal o acesso a 140 câmeras nas ruas, cedidas pela empresa sem nenhum custo para os cofres públicos.

Com isso, o poder de monitoramento externo por câmera em Pinhais triplica a sua capacidade, somando a outras centenas instaladas por toda a cidade. E essas novas câmeras já contribuíram registrando algumas ocorrências no município.

Outro benefício que Pinhais ganha com essa parceria é a instalação de duas câmeras com a tecnologia OCR (Optical Character Recognition), que monitora em tempo real as placas dos veículos que entram na cidade, emitindo um alerta de segurança quando alguma possua qualquer irregularidade.

“O monitoramento por câmeras em Pinhais é realizada conjuntamente com a Polícia Militar (PM). Com informações de uma placa irregular e, por meio de um estudo de geoprocessamento, é possível acionar a GM e a PM para a realização de um patrulhamento ostensivo em busca desse veículo”, explica o coordenador da Central de Monitoramento, o guarda municipal Lucas Zanoni.

“Nossa Central de Monitoramento já conta com tecnologia de ponta, o que garante qualidade e velocidade na captação das imagens, monitoramento 24 horas e acesso compartilhado com a Polícia Militar. Esta parceria garante mais agilidade nos atendimentos e ampliamos a nossa capacidade de monitoramento”, diz a prefeita Marli Paulino.

DESTAQUES DOS EDITORES