Franklin de Freitas – Parque foi implantado em 1972 e virou ponto de encontro na Capital

O Parque Barigui será o endereço das brincadeiras e da diversão no sábado (12), Dia das Crianças. A tradicional festa promovida pela Prefeitura vai ser o ponto alto do mês do Curitiba Brinca, que desde segunda-feira passa pelas Administrações Regionais da cidade. O parque deve receber milhares de visitantes neste dia.

Com mais de 1,4 milhão de metros quadrados, espaço é o que não falta no local inaugurado em 1972. Também é um dos poucos com estrutura capaz de suportar milhares de pessoas e ter um grande estacionamento. Até por isso tudo, o Parque Barigui é um dos locais mais procurados para eventos de grupos, como a festa do Dia das Crianças.

O Parque recebe entre outros, a festa de aniversário de Curitiba, a Caminhada do Coração (no mês passado) e o evento do Outubro Rosa no último sábado, por exemplo.

E vem mais pela frente. No dia 19, um outro evento alusivo ao Outubro Rosa acontece no Barigui, com orientações nutricionais, aulas gratuitas de yoga, treinamento funcional e dança. A startup Tecnofit realiza o evento junto com o Hospital Erasto Gaertner. E no dia 20 de outubro, uma festa das cores está marcada para o parque. O Festival das Cores é chamado por meio das redes sociais.

Depois, em novembro, nos dias 2 e 3, acontece o Festival de Felicidade, que chega este ano à sua quarta edição com apoio da lei federal de incentivo à cultura. O evento será realizado no estacionamento do ExpoBarigui, paralelamente ao Congresso Internacional de Felicidade, com todas as atrações gratuitas.

Nas três primeiras edições, mais de 13 mil pessoas já passaram pelo Festival, que tem música, meditações, dança, peças de teatro, palestras e aulas de yoga.

Dia das Crianças terá minipedalinho, brinquedões e muros de escalada

A festa no Barigui para as crinaças, neste sábado, será das 10 às 17 horas. As atividades gratuitas vão acontecer simultaneamente entre a pista de patinação (antiga pista de aeromodelismo) até próximo ao Bar do Lago. Entre as atrações do Parque Barigui estarão muro de escalada, brinquedos infláveis gigantes, minipedalinho em piscinas infláveis, jogos de realidade virtual e videogames antigos.

A maior parte das atividades recreativas vai acontecer ao lado do Salão de Atos do Barigui, onde será montado o palco para apresentações musicais com artistas e bandas convidadas que se apresentaram no Festival Canta Curitiba.

Entre as brincadeiras, as crianças vão poder participar de oficina de robótica com blocos de montar, brinquedos infláveis gigantes, minipedalinhos em piscinas infláveis, oficina para confecção de pipas, muro de escalada, oficinas manuais, atrações culturais, atividades esportivas e minicircuito infantil de bicicleta.

O Ônibus da Cultura também vai estar na festa do Dia das Crianças do Barigui com apresentações culturais e entretenimento para os pequenos. A Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude (Smelj) também vai montar uma arena infantil com brinquedos baby e atividades para crianças de até 6 anos.