Em breve, Apucarana terá uma nova opção de lazer. Trata-se do Parque do Canal, que será implantado em área de cerca de 7 mil metros quadrados, localizada entre as ruas Urânio e Noboru Fukushima. O espaço onde passa, através de um canal de pedras, o Córrego Jaboti fica nos fundos do Senac e do Colégio PLGD e contará com diversos atrativos, como pista de caminhada e academia de ginástica ao ar livre. O prefeito de Apucarana, Beto Preto, acompanhado do secretário de Governo, Petrônio Cardoso acompanhou nesta sexta-feira (01) o início dos trabalhos de implantação do novo parque.

O canal foi construído na década de 80 com pedra bruta argamassada e, como não teve uma manutenção adequada, está cedendo em vários pontos. Além disso, o espaço ficou abandonado, havendo entulhos em vários pontos. Os operários iniciaram os trabalhos com a limpeza geral, fazendo a poda de árvores e retirando o lixo acumulado e a camada vegetal excedente, relata Beto Preto.

De acordo com o prefeito, a urbanização do espaço será feita por etapas. Após a limpeza geral, será implantada no local uma pista de caminhada, de formato oval, com cerca de 600 metros de comprimento e 3 por largura. A pista será em concreto alisado, que ocupará uma área de 1.800 metros quadrados e que vai contornar o canal, podendo ser utilizada tanto para caminhadas quanto por ciclistas, afirma.

No restante do espaço, que compreende área de 5.200 metros quadrados, será feito o plantio de grama e no entorno do canal haverá um gradil de proteção. O parque também contará com um mirante e 38 postes de iluminação, garantindo maior segurança aos freqüentadores. Uma parte dos serviços será terceirizada e a outra será feita com operários da própria Prefeitura. Os investimentos são de cerca de R$ 100 mil e estamos trabalhando com o objetivo de entregar a primeira etapa em janeiro, nas festividades de aniversário da cidade, afirma.

A segunda etapa do projeto de urbanização da área prevê a instalação de uma academia de ginástica ao ar livre e de uma concha acústica. Vamos mudar totalmente o cenário atual, tornando esse lugar um espaço agradável. É mais uma área de lazer que estaremos entregando às famílias apucaranenses, com a segurança necessária e a estrutura adequada, ressalta.