Arnaldo Alves /ANPr

A Secretaria da Saúde do Paraná autorizou a reabertura de alguns parques estaduais e unidades de conservação a partir do feriado de Carnaval, desde que seja exigida comprovação de vacina contra a febre amarela tomada há mais de 10 dias. A recomendação se refere também às reservas particulares em regiões de mata nas proximidades do Vale do Ribeira.

A restrição de circulação de pessoas se deve à ocorrência de casos da doença em Antonina, Adrianópolis e Campina Grande do Sul. Em dois casos, a febre foi contraída em Guaraqueçaba. Na região de Antonina, a doença também foi confirmada em macacos encontrados mortos.

De acordo com a superintendente de Vigilância em Saúde da SESA, Acácia Nasr, o parecer favorável à abertura das áreas verdes está condicionado também a locais em que seja “possível o controle do acesso aos parques e onde seja afixado, de forma visível, placa indicativa de área de risco para a circulação de febre amarela”.

As unidades estão fechadas desde janeiro. A decisão de reabri-las a partir deste sábado (01), com ressalvas, foi tomada em reunião técnica com o Instituto Ambiental do Paraná (IAP) e com a Defesa Civil. A apresentação da carteirinha de vacinação é imprescindível.

A fiscalização e orientação aos visitantes serão feitas pela Polícia Ambiental e por voluntários da Federação Paranaense de Montanhismo. O IAP também vai colocar placas nas entradas dos parques com informações sobre a febre amarela.

De qualquer forma, os profissionais de saúde orientam para que as pessoas usem camisa de manga longa, calça e repelente, já que tanto a febre amarela, como a dengue, são transmitidas por mosquitos.

AS UNIDADES DE CONSERVAÇÃO QUE SERÃO REABERTAS, SÃO:

Parque Estadual do Boguaçu
Parque Estadual Pico Paraná
Parque Estadual Roberto Ribas Lange
Parque Estadual do Palmito
Parque Estadual da Graciosa
Parque Estadual do Pau Oco
Parque Estadual Rio da Onça
Parque Estadual Serra da Baitaca
Caminho do Itupava
Parque Estadual Pico do Marumbi
Parque Estadual Campinhos