Mateus Farias Mengatto/UFPR

Um estudo publicado na revista científica Marine Pollution Bulletin identificou a presença de microplásticos nas praias do litoral paranaense. Os pesquisadores do Centro de Estudos do Mar da Universidade Federal do Paraná (UFPR) investigaram praias localizadas às margens das Baias de Antonina, Paranaguá e Laranjeiras, incluindo as localizadas dentro da Área de Proteção Ambiental de Guaraqueçaba (APA de Guaraqueçaba).

Formados por microesferas, os microplásticos são partículas de plástico com tamanho entre 0,001 e 5 mm. Eles estão presentes em fios de roupas sintéticas, cosméticos e até nas pastas dentais. Segundo o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente apontam que pelo menos 51 trilhões de partículas de microplásticos estão espalhadas pelos oceanos.

Os microplásticos foram encontrados em 16 das 19 praias estudadas. No total foram registrados 389 itens – 63% eram espumas, como o isopor por exemplo, e 14% fragmentos de produtos feitos de plástico.

As coletas foram realizadas ao longo de duas semanas no final de 2020 e todas as análises laboratoriais ocorreram no primeiro semestre de 2021. De acordo com o grupo, a presença e caracterização de microplásticos é inédita nas praias do Complexo Estuarino de Paranaguá, no Paraná, uma das mais importantes baías do Brasil.

Mapa de localização do Complexo Estuarino de Paranaguá; Pontos vermelhos – praias onde foram encontrados microplásticos;

pontos verdes – praias onde não foram encontrados; polígono com textura de linha (brancas) área da APA de Guaraqueçaba.

Imagens: Mateus Farias Mengatto.