A prefeitura de Colombo por meio da equipe da secretaria de Meio Ambiente realizou a apreensão de dois pássaros silvestres, um Trinca Ferro e um Azulão, conhecidos por fazerem parte da fauna da região. Os animais foram encontrados em uma propriedade rural da cidade, quando os técnicos da secretaria foram fazer um licenciamento ambiental da terra.  Lá encontraram vários pássaros, mas apenas esses dois estavam em situação irregular, pois não possuíam anilha, uma espécie de anel que é colocado na pata do animal para a identificação e regulamentação, dada pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA). 

O secretário de Meio Ambiente, José Carlos Moretes do Amaral, afirma ser comum a realização desse tipo de apreensão por ser um dos trabalhos de rotina da equipe. “A secretaria apreende em média dez pássaros por mês em Colombo, sendo a maioria deles encontrados através de denúncias ou em trabalhos de inspeção, que ocorrem regularmente”, explica. Após a apreensão, os pássaros foram levados até o centro de triagem de animais selvagens da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR) em Tijucas do Sul, para que os biólogos e técnicos ambientais possam cuidar e readaptar esses animais ao seu habitat natural, ou seja, devolvê-los a natureza.  Amaral ainda destaca a importância desse trabalho realizado pela secretaria e a parceria da população na resolução desses casos. “As denúncias feitas pela população são de extrema importância, pois é uma maneira de defender a fauna e a flora de Colombo, além disso, ajuda a diminuir o hábito de criação ilegal de animais silvestres, melhorando ainda a sustentabilidade da região”, conclui.  Para este caso, a equipe técnica lavrou terno de apreensão junto ao proprietário destes animais que ficou sujeito a pena de detenção de seis meses a um ano e multa de acordo com a lei 9605/98, conhecida como a Lei de Crimes Ambientais. A prefeitura orienta que os interessados em adquirir animais selvagens devem entrar em contato com criadouros oficiais legalizados pelo IBAMA.   

Para denúncias, que podem ser feitas de forma anônima ou não, a população pode ligar para 41-3656.4849, enviar um e-mail para [email protected] ou pessoalmente na secretaria de Meio Ambiente no Parque Municipal da Uva – rua Marechal Floriano, 8771 – Centro.