Franklin de Freitas – Passeio Público passa por obras e reformas ao longo deste ano

O Passeio Público de Curitiba, o mais antigo parque da cidade, passa por obras de revitalização e reforma ao longo deste ano que devem lhe dar cara nova. Iluminação moderna e mais eficiente, novo paisagismo com 35 mil flores e árvores nativas, recuperação e melhoria dos equipamentos e recuperação de calçadas são algumas das obras de revitalização do Passeio Público de Curitiba.

O parque mais central e antigo da cidade (inaugurado em 1886) está passando por uma reforma geral, do piso até a copa das árvores, podadas para evitar quedas de galhos e iluminar mais o ambiente natural.

A revitalização do Passeio Público é uma das etapas do programa Rosto da Cidade, da Prefeitura de Curitiba, que está recuperando a região central com uma série de intervenções em edificações históricas e espaços públicos.

Inaugurado em 1886, o Passeio Público é o primeiro parque e zoológico da Capital. Em 1999 foi tombado como bem histórico. Por isso, técnicos da Coordenação do Patrimônio Cultural da Secretaria de Estado da Cultura acompanham as intervenções que são realizadas.

As obras no Passeio já cuidaram da limpeza e conserto de vazamentos em todos os lagos, pintura e reforma dos banheiros, pintura de recintos, restauração de bustos e placas, pintura portais, podas nas árvores do parque, plantio de 120 mudas de árvores nativas.

Também estão sendo trocadas a iluminação interna (123 postes com luminárias LED), recintos velhos sendo desativados e removidos, novo paisagismo com gramados e canteiros com 35 mil flores, sistema de irrigação de canteiros, reforma da drenagem do parque, limpeza de bueiros e bocas de lobo, reforma das calcadas, pontes, limpeza e pintura gradil, instalação de dez aeradores nos lagos e pedrisco novo em todo o Passeio, melhoria no Aquário para coreto virtual, novos bancos e deck de madeira ao redor do lago.