Reprodução/TV-PRC/Paraná Clube – Em plataforma online

O Paraná Clube jogou pela última vez na semana passada, no dia 17, e interrompeu os treinos presenciais no último domingo. Com a proibição de jogos e treinamentos provocada pela pandemia da Covid-19, o elencou inicio a rotina de treinos em casa, com orientação online, na última segunda-feira (dia 22).

Esse cenário pode ser até benéfico no início, explica o preparador físico Rafael Lopes, que faz parte da equipe comandada por Marcos Walczak. “Às vezes uma semana de parada é até benéfico e faz bem para o atleta. Em uma semana, quando os atletas retornam, os níveis de força deles até aumentam”, declarou.

O problema, porém, é se o período de treinos online for maior que uma semana. “A nossa preocupação é se essa parada forma maior. Aí precisa aumentar o volume de carga de treino no retorno, o que aumenta o risco de lesões. Se for uma semana, eu acredito que seja tranquilo”, disse.

Rafael Lopes explicou como está sendo o início desse ‘home office’. “A gente está trabalhando de maneira remota através de uma plataforma online. São trabalhos com foco em força, potência e mobilidade articular. Um dia antes dos treinamentos, enviamos para os atletas toda a programação. No dia do treinamento, eles acessam essa plataforma 15 minutos antes do trabalho”, afirmou Lopes. “A vantagem do treino online é a cobrança instantânea. A gente vê se o atleta está fazendo da forma que a gente recomenda e já orienta”, comentou.

O Paraná não tem jogos agendados. Para o preparador físico, o ideal é que o time tenha uma semana de treinos presenciais antes de entrar em campo novamente. “Se conseguir um semana de parte técnica e tática, seria o ideal”, disse.