Franklin de Freitas

As filas a espera da vez para tomar a vacina contra a Covid-19, que na segunda eram de quatro horas no Pavilhão da Cura, montado no Parque Barigui, se repetiram nesta manhã de terça-feira, 3 de agosto. A vacinação de hoje é para os nascidos em 1988, gestantes e puérperas (que tiveram bebês há até 45 dias) com declaração médica para a vacina.

Segundo informações de quem compareceu ao local, por volta das 8h30, a fila saia do Pavilhão da Cura e ia até perto de ponte, nas proximidades da BR-277.  A assessoria da Prefeitura alerta que há 21 pontos de vacinação distribuídos na cidade. Ainda conforme a Secretaria Municipal de Saúde, alguns fatores levam a isso, como por exemplo, o número de pessoas quem compõem o grupo a ser vacinado. No caso de segunda -feira  a estimativa era de 28 mil pessoas.

A Secretaria Municipal da Saúde de Curitiba amplia a vacinação contra a Covid-19 para os nascidos no ano de 1988, nesta terça-feira (3). Também serão atendidas gestantes e puérperas (que tiveram bebês há até 45 dias) com declaração médica para a vacina. Serão 21 pontos de vacinação, em funcionamento das 8h às 17h. Também haverá a vacinação de segunda dose.

A ampliação será feita com a última remessa de imunizantes recebida pelo município neste fim de semana. Curitiba recebeu 51 mil doses destinadas à primeira aplicação e parte da remessa já era usada desde ontem. Com a ampliação, a Prefeitura de Curitiba conseguirá iniciar a imunização do público até 33 anos.

Hoje, também está sendo aplicada a segunda dose para pessoas que receberam a primeira da Coronavac em 9 de julho e da Astrazeneca ou Pfizer em 10 de maio. O público de segunda dose deve ficar atento, pois a programação divulgada ontem vai até sexta-feira.

Para a vacinação das gestantes e puérperas, a Secretaria da Saúde segue as orientações da Coordenação Geral do Programa Nacional de Imunizações, que indica para as mulheres desse grupo, a partir de 18 anos, somente os imunizantes Coronavac ou Pfizer.

Para receber a vacina a SMS orienta fazer o cadastro antecipado na plataforma Saúde Já pelo site www.saudeja.curitiba.pr.gov.br ou pelo aplicativo do celular. O cadastro agiliza o processo da vacinação.

Também é preciso apresentar um documento de identificação com foto, CPF e um comprovante de residência com endereço de Curitiba — no caso de estar no nome do cônjuge, deve ser apresentada também certidão de casamento ou de união estável.