AEN

Técnicos pedagógicos que atuam no Departamento de Gestão Educacional dos Núcleos Regionais de Educação participam nessa terça (17) e quarta-feira (18), em Curitiba, do curso de formação continuada Caminhos Pedagógicos em Foco III, ofertado pela Secretaria de Estado da Educação. O curso é divido em duas etapas com duração de oito horas cada que serão somadas ao plano de carreira dos profissionais.

A secretária da Educação, Lúcia Cortez, destacou a importância do trabalho desempenhado pelo pedagogo no cotidiano escolar. “O pedagogo tem um papel fundamental na vida das nossas escolas porque ele está no dia a dia, trabalhando com todas as situações que acontecem no ambiente escolar, seja auxiliando os alunos, professores ou a direção”, disse Lúcia.

Nos dois dias, os técnicos vão estudar questões relacionadas ao papel do pedagogo nas dimensões de gestão, currículo, planejamento e avaliação, resultados de avaliações externas (como o Sistema de Avaliação da Educação Básica do Paraná (Saep) e Prova Brasil), educação, ensino, aprendizagem, currículo, método e metodologia, além da resolução de conflitos, indisciplina e violência escolar na organização do trabalho pedagógico.

As informações trabalhadas durante a formação serão repassadas aos 6.845 pedagogos das escolas da rede estadual de ensino e instituições conveniadas. Cada Núcleo Regional vai elaborar um cronograma para execução do curso. No Núcleo de Pato Branco o curso ocorrerá em maio. Aproximadamente 500 pedagogos de 72 escolas estaduais e 16 conveniadas da região serão capacitados.

“A formação continuada faz parte do nosso cotidiano porque precisamos estudar e rever continuamente os assuntos para trazer melhorias ao processo de ensino e aprendizagem e também dar suporte aos nossos professores”, disse a técnica da regional, Mariangela Betineli Viana.

A técnica do NRE de Telêmaco Borba, nos Campos Gerais, Márcia Honorato, destacou que a formação continuada dos profissionais da educação garante o ensino de qualidade. “Esses conhecimentos serão trabalhados com os pedagogos que atuam nas escolas e com isso vamos garantir que nossos alunos tenham acesso a uma aprendizagem de qualidade”, disse Márcia.

ETAPAS – O curso de Caminhos Pedagógicos em Foco ofertado pela secretaria aos técnicos dos núcleos será em cinco etapas. Em 2017 aconteceram a etapa I e II. Nesse ano serão realizadas as etapas II (abril), IV (junho) e V (setembro) com duração de 16 horas cada. “O objetivo é proporcionar novos subsídios aos técnicos dos núcleos de educação para que eles possam levar a formação continuada a todos os pedagogos da rede estadual de ensino e com isso garantir as escolas avanços teóricos e metodológicos para organização dos trabalhos pedagógicos” disse a chefe do Departamento de Gestão Educacional, Laureci Schmitz.

META – A oferta de cursos como este está prevista no item três do programa Minha Escola Tem Ação (Meta), que prevê a formação continuada a todos os profissionais que atuam na rede estadual de ensino. “Um dos objetivos centrais do Met é proporcionar momentos que permitem aos profissionais a atualização de conteúdos e também a oportunidade de avanços no plano de carreira”, ressaltou a superintendente da Educação, Inês Carnieletto.