Franklin de Freitas – Ação orienta sobre o respeito à faixa de pedestres

Agentes de trânsito e guardas municipais de Curitiba estão orientando motoristas em cruzamentos com faixas de pedestres e sem samáforos. Nesta primeira semana, a ação acontece em ruas da região central. Em 2018, foram 49 mortes de pedestres na cidade, conforme análise do Programa Vida no Trânsito. A categoria foi a segunda que mais morreu no trânsito no período, atrás dos motociclistas, que tiveram 61 mortes.

A Secretaria Municipal de Defesa Social e Trânsito registrou 7.254 infrações de trânsito relacionadas ao desrespeito à faixa de pedestres, de janeiro até o início de agosto. As irregularidades mais frequentesincluem três enquadramentos distintos pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB): estacionar sobre faixa destinada a pedestre (artigo 181, VIII), parar sobre faixa destinada a pedestres (artigo 182, VI) e parar sobre faixa de pedestres na mudança de sinal luminoso (artigo 183).

A ação educativa começou na manhã desta segunda-feira (2) e continua nos próximos dias, em dois períodos: das 7h30 às 9h30 e das 16 às 18 horas. Até sexta-feira (6), a atividade será levada a cruzamentos centrais movimentados, como nas ruas Dr. Muricy, Visconde de Guarapuava e Avenida Paraná.

Os motoristas que espontaneamente pararam para a travessia do pedestre foram elogiados por agentes e guardas.Os pedestres também foram orientados para que atravessem nos cruzamentos com faixas ou, na inexistência da sinalização horizontal, nas proximidades de esquinas, em linha reta, após olhar para os dois lados da rua

Até o fim deste mês de setembro – dentro do qual acontece a Semana Nacional do Trânsito, entre os dias 18 e 25 – vários bairros receberão a atividade, para que o pedestre se sinta mais seguro ao fazer a travessia.