Henry Milleo

No penúltimo fim de semana antes do Natal, os shoppings e lojas de rua ficaram lotados em Curitiba. Isso ocorreu inclusive neste domingo (15). Melhor para os comerciantes, que estão otimistas com as festas deste ano.

O Shopping Estação foi um deles. Tinha fila nas escadas e nas lojas. Com o comércio de rua já em horário especial, o domingo também foi de movimento no Centro de Curitiba. Segundo a convenção, o período de horário até as 22 horas vai de segunda a sexta-feira, das 9 às 21 horas aos sábados e das 10 às 19 horas nos domingos. No dia 24 de dezembro, a véspera do Natal, o horário definido para o comércio de rua será das 9 às 18 horas.

Segundo pesquisa da Datacenso, encomendada pela Associação Comercial do Paraná (ACP), 56% dos comerciantes de Curitiba ouvidos acreditam que as vendas serão melhores do que em 2018. O consumidor curitibano pretende gastar uma média de R$ 107 com presentes, O levantamento foi realizado pela Datacenso, e ouviu 200 consumidores e 200 comerciantes. No ano passado, o gasto médio foi de R$ 93. Ou seja, agora em 2019, o gasto com presentes pode ser aproximadamente 15% maior.

Conforme o levantamento, a maioria dos consumidores (74%) vai fazer as compras de Natal em shoppings centers.A internet aparece em 2º lugar, com 48% da intenção de compras. Já o comércio de rua ficou na última posição, com 46% dos consumidores querendo fazer as compras nestes espaços.

Os presentes mais desejados
Roupas 71%
Brinquedos 48%
Perfumes e cosméticos 37%
Livros 28%