Publicidade
Carreira & Cia.

Perfil da liderança em comunicação e 'júniorização' de cargos de gestão

 Evento realizado pela Aberje
Evento realizado pela Aberje (Foto: Divulgação)

Em evento realizado pela Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje), se discutiu os resultados de pesquisa que constatou os profissionais que integram a chamada “geração do milênio”, ou ‘millennials’, com idade até 35 anos, já  ocupam 28% dos cargos de liderança em comunicação.

“Juniorização” de cargos de gestão e direção

A geração X, referente às pessoas nascidas entre 1964 a 1981, ocupa 72% dos cargos. Isso revela que as organizações, nas contratações ou promoção de seus líderes, acabam considerando muito a trajetória dos candidatos. “Os contratantes ainda privilegiam os que têm mais experiências. Mas hoje estamos passando por uma mudança, estamos entrando em uma fase de “juniorização”. Não acredito ser um movimento negativo, uma vez que o mercado precisa de sangue novo para pensar e inovar, isso é fundamental”, avalia o diretor geral da Aberje, Hamilton dos Santos.

Comunicação na estratégia da empresa

Segundo a pesquisa, 91% dos profissionais acreditam que a comunicação é estratégica para a empresa. Porém, atualmente, ela é utilizada estrategicamente em apenas 37% das organizações brasileiras. “Uma das coisas que a Aberje prega é que a comunicação esteja centrada na mesa de decisão, que o diretor de comunicação esteja próximo dos CEOs”, afirma Santos. “A comunicação tem que estar presente nas decisões dos CEOs. Cabe a nós, profissionais de comunicação, abrirmos essa porta. Temos ainda um gap muito grande e por isso é que se faz necessário mostrarmos relevância. Temos responsabilidade de tornar a área de comunicação mais estratégica dentro das organizações”, completa a diretora de Relações Institucionais do Grupo Marista e diretora da Aberje – capítulo Paraná, Carmem Murara.

A pesquisa

A pesquisa foi realizada com 578 profissionais de 20 Estados, dos quais 78% atuam em empresas privadas de grande porte (62%), sendo 41% em multinacionais e 37% em companhias nacionais de todos os setores da economia, com destaque para o de serviços (27%), que inclui agências de comunicação. São Paulo abriga a maioria dessas lideranças (57%). Do total de participantes, 398 são mulheres. Setenta e quatro por cento dos profissionais estão contratados pelo regime da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e 11%, sob o regime societário. Apesar de ocupar 69% dos cargos de liderança na comunicação corporativa no Brasil, as mulheres representam 45% do total de cargos de direção ou vice-presidência nas empresas onde trabalham.

Encontro promovido pela Aberje no Paraná

A pesquisa foi o tema do 3º Encontro promovido pela Aberje, capítulo Paraná. O evento – que aconteceu no último dia 2 de outubro, na Redhook School, em Curitiba (PR) – contou com a presença do diretor geral da Aberje, Hamilton dos Santos, que apresentou a pesquisa; da diretora de Relações Institucionais do Grupo Marista e diretora da Aberje – capítulo Paraná, Carmem Murara; do gerente de Comunicação e Relações Institucionais da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza, Omar Rodrigues, e da secretária Municipal de Comunicação de Curitiba, Mônica Santanna.Todos participaram de uma mesa-redonda, em que debateram o perfil de liderança, o papel dos comunicadores como líderes, tendências, capacidade de capacitação e atualização, a comunicação como área estratégica da empresa e a união de várias áreas, como comunicação e marketing. O evento da Aberje contou com patrocínio da Fiat Chrysler Automobiles (FCA) e apoio do SAP, Suzano, Grupo Boticário e Redhook School. 



Curtas:

NHS na conferência internacional Lean & Six Sigma: Curitiba recebe a 5ª edição a Conferência Internacional Melhores Práticas Lean & Six Sigma, nesta quinta (10), no pequeno auditório do Teatro Positivo. A NHS, empresa referência em equipamentos de nobreaks e energia solar, estará sendo representada por dois de seus profissionais que irão palestrar no evento. O Coordenador de Tecnologia da Informação (T.I.) Marcelo Slivinski de Matos e o Analista de Planejamento PCP/PCM Cyro Barossi de Moraes vão falar sobre a aplicabilidade da Tecnologia da Informação no processo Lean. 

*Curitiba será sede do II Simpósio Paranaense sobre Tributação e Fomento das Instituições de Ciência, Tecnologia, Pesquisa e Inovação, que acontece no dia 18 de outubro, na FIEP. O evento é gratuito e está sendo realizado pela Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação do Paraná (Assespro-PR) em parceria com a Associação Brasileira das Instituições de Pesquisa Tecnológica e Inovação (Abipti) e com a Fundação de Pesquisas Florestais do Paraná (Fupef). O objetivo é debater com dirigentes e colaboradores de ICTs sobre o aperfeiçoamento do ambiente regulatório, com foco na legislação de tributação e de fomento administrativo.Serão discutidas a isenção e a imunidades de tributos e os obstáculos existentes no Sistema Tributário Nacional que, muitas vezes, dificultam o acesso das ICTs a esses benefícios fiscais. Horário: das 08:00 às 17:30. Local:  FIEP, Comendador Franco – Jardim Botânico, Curitiba-PR.Entrada gratuitaInscrições: https://www.eventbrite.com.br/e/ii-simposio-de-tributacao-e-fomento-das-ictpis-tickets-73318285967


Frase:

"Adiar alguma coisa difícil a transforma em impossível"
(George Horace Lorimer-Jornalista norte americano)


Publicidade

Plantão de Notícias

Mais notícias

DESTAQUES DOS EDITORES