Seed

Uma pesquisa feita pelo Sindicato das Escolas Particulares do Paraná (Sinepe-Pr) revela que 62,5% das instituições de de ensino registraram estudantes com Covid-19. A sondagem ouviu no fim do mês de setembro aleatoriamente 40 instituições de ensino associadas para mensurar a transmissão de Covid-19 entre estudantes desde o retorno ao ensino presencial, em março de 2021.

O levantamento apontou que 40% das instituições registraram até cinco casos entre alunos durante todo o período, 10%, até dez casos, 7,5% das escolas enumeraram até 15 ocorrências e em 5% o registro ultrapassou 15 casos. A sondagem indica que  37,5% dos estabelecimentos de ensino consultados não houve casos da doença entre os estudantes. 

“Na conversa com alguns gestores, averiguamos que, na maioria dos casos positivos, a doença chegou aos estudantes por contaminação familiar, fora do ambiente escolar”, garantiu o presidente da entidade, professor Douglas Oliani. “O avanço da vacinação em nosso estado tem feito o número de casos recuar. Somando a isso, esses dados que levantamos demonstram como os protocolos têm sido eficientes nas instituições de ensino paranaenses e, principalmente, que todos os envolvidos estão tomando os cuidados necessários para combater o novo coronavírus”, ressalta.

Outra questão abordada na pesquisa foi o índice de presencialidade nas instituições. Em 45% delas o ensino presencial já estava funcionando integralmente no fim de setembro, enquanto 35% das instituições estavam operando com mais de 90% dos estudantes presencialmente e outras 12,5%, com mais de 80%.

Segundo o Censo Escolar 2019, há 2.198 escolas privadas no Paraná.