Gente de Bem

Projeto Pinguinho de Tinta coleta materiais escolares para estudantes carentes da RMC

Soraya, idealizadora do projeto: de pinguinho em pinguinho....
Soraya, idealizadora do projeto: de pinguinho em pinguinho.... (Foto: Valquir Aureliano)

“De pinguinho em pinguinho, formamos a chuva de amor” é o lema do Pinguinho de Tinta. Sediado em Curitiba, o projeto atua com a arrecadação e distribuição de materiais escolares para estudantes que vivem em comunidades carentes da Região Metropolitana de Curitiba (RMC). E para fazer o lema se concretizar em mais um ano letivo, ajudando centenas de crianças e adolescentes, é preciso a sua ajuda.

Para este ano, conta Soraya Moreira da Motta, idealizadora do Pinguinho de Tinta, a meta é arrecadar material suficiente para a montagem de mais de mil kits escolares, que incluem mochila, estojo (o curitibaníssimo penal), canetinhas, lápis de cor, borrachas, apontadores, lápis HB, lapiseira, canetas, cadernos e etc. Em duas semanas de arrecadação, os resultados são promissores.

“Comecei desanimada [a campanha], o ano foi difícil, pessoas sem dinheiro, as crianças não gastaram seus estojos e mochilas [para poder doar], mas já chegou bastante coisa”, diz Soraya, que é também voluntária do Brasil Sem Frestas, projeto que utiliza caixas de leite para vedar residências precárias, e criou o Pinguinho de Tinta no final de 2018, após ver de perto toda a carência que afeta algumas comunidades da RMC. “Eu acredito que vamos chegar nos mil kits. Se conseguir mais, aumentamos o número de kits a serem doados. O desafio está sendo conseguir estojo, lápis de cor e mochila ou ecobag”, complementa.

De toda forma, com as primeiras doações chegando os voluntários já estão sendo chamados para ajudar a rechear penais e montar os kits que em breve serão doados. Via de regra, em tempos de pandemia o que tem acontecido, na prática, é um trabalho voluntário em família.

“Pai, avô, crianças participam. São coisas simples, como testar uma caneta, apontar um lápis, preencher o penal… Não tem segredo. Se já teve estojo ou filho na vida, sabe fazer. Se puder entregar as canetas testadas e os lápis apontados, já ajuda muito a gente.”, comenta Soraya.

Além da ajuda com doações ou com o próprio esforço, com o voluntariado, também é possível ajudar a iniciativa oferecendo pontos de arrecadação para serem instalados em comércios, por exemplo. Neste ano, já são 15 pontos de coleta espalhados por Curitiba, Pinhais e Almirante Tamandaré. “Como as escolas fecharam, perdi pontos de arrecadação. Mas estamos com uma loja no Cabral que já nos ajuda e ofereceu pontos no Alphaville, estamos com ponto em Almirante Tamandaré… Estamos conseguindo expandir para locais em que eu não tinha ainda uma rede de apoio”, comemora Soraya.

SERVIÇO
Projeto Pinguinho de Tinta
O que é: Um projeto criado em Curitiba no ano de 2019 e que atende, durante todo o ano, jovens de comunidades carentes em Curitiba, realizando a entrega de kits com materiais escolares.

Como ajudar: Está sendo feita uma campanha de arrecadação de material escolar novos e usados, para a montagem de kits em vista do início do novo ano letivo. Há diversos pontos pontos de coleta espalhados por Curitiba e outras cidades da RMC.

O que doar: cadernos (pode também ser usado, desde que tenha pelo menos 25 folhas em branco), borrachas, apontadores, lápis de cor e HB, régua, etiquetas, canetas, canetinhas, marca texto, lapiseira e grafites, mochilas, ecobag, pastas plásticas com elástico, guache, cola branca e colorida e estojos/penal. Não são arrecadados livros e apostilas escolares.

Voluntariado: Outra forma de ajudar é oferecendo apoio para a montagem dos kits escolares, para apontar lápis e testar canetinhas. Também é possível ajudar oferecendo um local para a instalação de um ponto de coleta em estabelecimentos comerciais.

Facebook: https://www.facebook.com/projetopinguinhodetinta/
Contato: (41) 99187-1020
Pontos de Entrega Campanha 2021

Almirante Tamandaré
Pizzaria e Lanchonete Dom Segalla
R. Ver. Wadislau Bugalski 5976 (em frente a Kabel)
De seg a sábado das 19h30 às 23h

Pinhais
Grudi Toys Alphaville
R.Taquari, 81 lj 1 Alphamall
Seg a sex das 10h às 18h30
Sab das 10h às 18h

Curitiba

Barreirinha
Mercearia Santo Onofre
R. Ten. Cel Servando de Loyola e Silva 645
Seg a Sab das 7h às 19h30 domingo das 7 às 18h

Academia Ponto 1
Av. Anita Garibaldi 6033 em frente ao Parque
Seg a sexta das 6h30 às 22h30 , sáb das 9h as 13h

Cabral
Grudi Toys
R.Manoel Pedroso 657
Seg a sex das 10h às 18h30
Sab das 10h às 18h

Campina do Siqueira
Silvana Paganotto
R. Emilio de Almeira Torres
Ligar para agendar a entrega pelo what app 99979-1878

Campo Comprido
Doces Zanin
R. Padre Paulo Warkocz, 130
Seg a sex das 7h às 18h
Sab das 7h às 14h

Centro
B2 Informática
R. Lamenha Lins 941
seg a sexta das 8h às 12h e das 13h15 às 18h

Centro Cívico
Residência Márcia
Lysimaco Ferreira da Costa
Ligar para agendar a entrega pelo what app 99916-9600

Ecoville
Cevacine
R. Monsenhor Zanlorenzi 3640
Seg a sexta das 9h às 18h Sab das 9h às 13h

Mercês
Cevacine
R. Brigadeiro Franco 974
Seg a sexta das 9h às 18h Sab das 9h às 13h

Rebouças
CH Suprimentos
R. Desembargador Westphalen, 1732
Seg a sexta das 9h às 18h Sab das 9h às 13h

Santa Cândida
R.Estrada das Olarias,550 Condominio Sunrise
Deixar na portaria aos cuidados de Valéria do 165

Uberaba
Geth Distribuidora
R. Frei Gaspar da Madre de Deus 830 bl 28
Seg a sexta das 9h às 18h

Vila Izabel
Amiste Café
R. Tamoios,728
Seg a sexta das 8h às 12h e das 13h30 às 18h