Ascom/PMP

Quando o assunto é pavimentação, um ponto diferencia Pinhais: a quantidade de ruas que possuem asfalto ou antipó, que é de 94,7%, o equivalente a 390,22 km. A cidade possui uma extensão total de vias de 412,07 km. Não possui pavimentação apenas 5,3% das ruas, o que corresponde a 21,85 km, que são as vias localizadas no bairro Parque das Nascentes, região preservada para manter as características naturais que tem importante papel ambiental.

Desde o ano de 2017, Pinhais ganhou mais 24 km de ruas asfaltadas e para este ano novas vias estão programadas para receber o serviço de pavimentação.

Atualmente, a rua Manacá, no bairro Rosi Galvão, recebe obras que estão em fase final de conclusão, faltando apenas a implantação da base asfáltica. Outras vias que vão receber o serviço são as do Weissópolis: Rio Tibagi, Rio Tapajós e Rio Japurá. Estão previstos para este ano o alargamento da rua Vereador Antônio Romeu Simoni, do bairro Jardim Amélia, e a duplicação da Avenida Maringá, no trecho entre as ruas Jandaia do Sul e Pérola.

Os dados da Secretaria Municipal de Obras indicam que nos últimos anos, período de 2017 a 2019, cerca de 84 ruas foram asfaltadas em todos os bairros do município. Ainda foram executados nestas vias os trabalhos de drenagem, base, meio fio, abertura de via ou fresagem.

O fato de o município ser praticamente todo pavimentado é algo raro entre as cidades do país, menciona a engenheira civil Paula Soares, do Departamento de Infraestrutura, da Secretaria de Obras. Na opinião dela, a situação se deve a um conjunto de ações. “Pinhais tem a vantagem de ser uma cidade pequena e ter uma usina de asfalto, o que não é comum em muitas cidades. Além disso, há uma equipe qualificada que contribui para ser realizado um serviço com um padrão de qualidade e gerar economia de recursos aos cofres públicos” afirma.

Outro importante fator é a Secretaria de Obras Públicas dispor de uma relação completa de equipamentos para a execução dos trabalhos: patrola, acabadora, retroescavadeira, escavadeira, pá carregadeira, rolo compactador e caminhões para transporte.

Com toda esta grande estrutura, há condições de realizar um serviço de qualidade. Um bom exemplo, além do asfalto, é o antipó produzido com óleo de xisto. O material tem uma penetração melhor e maior durabilidade se comparando com outros usados.

A qualidade da pavimentação é reconhecida pelos moradores e até por equipes de algumas cidades paranaenses que vieram conhecer o trabalho desenvolvido. “Quando terminamos a execução do asfalto o munícipe vê a obra pronta e elogia. Escutamos muito que o serviço de asfalto de Pinhais é um dos melhores. Até em reuniões em outros municípios, o assunto é comentado. Por isso, recebemos visitas de cidades da Região Metropolitana, e até do norte do Paraná, como Tibagi e Campo Mourão, que vieram conhecer o trabalho que fazemos em Pinhais”, finaliza Paula.

Calçadas

Com quase 100% do município pavimentado, agora Pinhais promove um amplo programa de calçadas. Nos dois últimos anos foram 40 mil m² construídos e até o final de 2019 serão mais 46 mil m² em diferentes pontos da cidade.