Mercado da bola

Pior jogador do Athletico no Brasileirão 2021 entra na mira de clube recém-promovido

Carlos Eduardo enfrenta o Coritiba
Carlos Eduardo enfrenta o Coritiba (Foto: Arquivo Bem Paraná/Valquir Aureliano)

O ponta Carlos Eduardo, 25 anos, foi o pior jogador do Athletico no ranking WhoScored do Campeonato Brasileiro 2021. Com a nota média 6,22, ele ficou em último lugar entre os 17 ranqueados do elenco — só entram na lista atletas que disputaram um mínino de 19 rodadas.

Segundo informações do Portal Trétis, o jogador foi sondado pelo Goiás, recém-promovido à primeira divisão. “Atualmente, o atacante recebe o maior salário em CLT do elenco do Athletico – cerca de R$ 190 mil – e o Goiás, que subiu para a primeira divisão nesta temporada, não está disposto a arcar com 100% dos vencimentos. Além deles, dois clubes do exterior sondaram a situação do atleta, mas não avançaram com propostas”, informou o Trétis.

Carlos Eduardo está emprestado ao Athletico até dezembro de 2022 e 80% dos direitos econômicos dele pertencem ao Palmeiras. No final de 2019, o clube paranaense contratou o jogador por empréstimo de três anos, por US$ 1,2 milhão e adquirindo 20% dos direitos.

DESEMPENHO
No Athletico, Carlos Eduardo teve dificuldades para se firmar na equipe. Sua única fase boa foi na reta final do Brasileirão 2020, quando virou titular e ajudou a equipe a subir na tabela com quatro gols e e quatro assistências em 15 jogos.

Em 2021, porém, Carlos Eduardo começou o ano com fraco desempenho e foi perdendo espaço a cada mês. Terminou o ano como última opção para a ponta-direita. No total da temporada 2021, disputou 36 jogos (17 como titular), com dois gols e nenhuma assistência.

HISTÓRIA
Carlos Eduardo surgiu na base do Goiás e teve grande desempenho pela equipe principal, com 30 gols em 156 jogos. Em julho de 2018, acabou vendido por 5 milhões de euros ao Pyramids, do Egito. Seis meses depois, o Palmeiras pagou 5,5 milhões de euros para adquirir o jogador. No clube paulista, foram 19 jogos (7 como titular), 1 gol e 3 assistências.

Pelo Athletico, Carlos Eduardo soma 81 partidas (49 como titular) e 10 gols.

O histórico de Série A do jogador, contando todos os clubes, é de 75 jogos, 10 gols e 6 assistências.