A Prefeitura de Piraquara irá restaurar um imóvel histórico da antiga RVPSC para abrigar o Centro de Memória Ferroviária “Superintendente João Tesserolli Junior”. O projeto prevê a reforma completa de uma casa, que durante anos pertenceu aos funcionários da extinta estatal ferroviária. A iniciativa inclui a restauração de três casas, localizadas na Rua Manoel Alves Cordeiro, ao lado da linha férrea. Uma delas será destinada ao centro de memória ferroviária. O espaço conta com fotografias, objetos, instrumentos, utensílios e equipamentos de época utilizados pelos ferroviários que tiveram trabalharam em Piraquara.
Revitalizar um imóvel, que faz parte do patrimônio ferroviário, é garantir a preservação da história do município tão ligada com a Estrada de Ferro Curitiba-Paranaguá. A estrada de ferro tem ligação direta com a origem e o desenvolvimento inicial de Piraquara. Hoje cabe a nós resgatarmos e preservarmos esse patrimônio histórico, destaca o Prefeito de Piraquara, Marcus Tesserolli, o Marquinhos.
Além de preservar a memória ferroviária tão vinculada com Piraquara, a restauração dos imóveis e a implantação do Centro de Memória Ferroviária “Superintendente João Tesserolli Junior”, também são ações para desenvolver o turismo ferroviário local, segmento pioneiro no Estado do Paraná e com grande potencial para os próximos anos.