As instituições de ensino superior privadas já iniciam seu período de matrículas. Com a crescente oferta de vagas registradas no país pelo Censo da Educação Superior, as instituições de ensino ampliaram também a oferta de bolsas de estudo. O Quero Bolsa (http://querobolsa.com.br), já reúne mais de 103 mil oportunidades em cursos de graduação e pós-graduação nas modalidades presencial e a distância no Paraná em 62 instituições de ensino. Na região metropolitana de Curitiba, são 24 mil bolsas em 46 instituições de ensino.
No pico do período de matrículas, as instituição de ensino costumam oferecer bolsas de no máximo 70%, mas neste momento há vagas no Paraná com 80% de redução nas mensalidades.
No Paraná, segundo dados do Censo da Educação Superior 2018 (o mais recente disponível), 51.5% das vagas oferecidas no ensino superior não foram preenchidas. O índice de ociosidade está abaixo da média brasileira, 55,7%. De acordo com a análise feita pela Inteligência Educacional do Quero Bolsa, este é o maior nível de vagas não preenchidas da década. O percentual de vagas não preenchidas por localidade e curso pode ser consultado em http://querobolsa.com.br/vagas-nao-preenchidas-no-brasil