Soldado Priscilla Carvalho

Em comemoração ao Dia da Bandeira Nacional, na segunda-feira (19/11), a Polícia Militar do Paraná (PMPR) realizou a tradicional solenidade na Academia de Policial Militar do Guatupê (APMG), em São José dos Pinhais, Região Metropolitana de Curitiba (RMC) e simultaneamente em todas as unidades do estado. Durante o evento as bandeiras desgastadas foram depositadas em uma pira de metal e queimadas, sendo uma nova hasteada ao som do Hino Nacional Brasileiro.

Na cerimônia, que é prevista por lei, a Bandeira Nacional é incinerada pois não pode ser armazenada, mas sim substituída a cada ano. 

BANDEIRA NACIONAL – A atual bandeira nacional é a segunda republicana e o terceiro estandarte oficial do Brasil desde sua Independência. Desenhada por Décio Vilares, a Bandeira do Brasil é considerada uma das bandeiras mais bonitas do mundo. Suas cores representam as belezas e riquezas do país. Popularmente, o verde representa as florestas; o amarelo, o ouro presente, na época, principalmente em Minas Gerais e o azul, céu, rio e mares.

As estrelas representam cada um dos estados, além do Distrito Federal. Acima da faixa, com as letras “Ordem e Progresso”, está apenas a estrela do Pará, conhecida como Spica – Alfa da Virgem. Além dela, estão representadas as constelações do Cruzeiro do Sul, representado estados como São Paulo e Rio de Janeiro, o Escorpião, com Paraíba, Sergipe e outros. O Paraná está no Triângulo Austral, juntamente com Santa Catarina e Rio Grande do Sul, no lado direito/baixo da bandeira (de quem olha). Veja no mapa: