Publicidade

PMI industrial sobe em setembro a 53,4, diz IHS Markit

O índice de gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) industrial do Brasil subiu de 52,5 em agosto para 53,4 em setembro, informou na manhã desta terça-feira, 1º de outubro, a IHS Markit. O resultado representa a segunda alta mensal consecutiva e o maior nível desde novembro de 2017.

Em nota, a empresa destaca que o segmento permaneceu firme no terreno da expansão (acima de 50) no mês passado, "sinalizando contínua recuperação". Houve aumento acentuado nos novos pedidos, impulsionando o crescimento da produção, alta mais rápida de empregos em sete meses e aumento sólido na compra de insumos.

"Entradas de novos trabalhos expandiram-se na taxa mais forte em um ano e meio, o que é um bom presságio para a produção futura e mercado de trabalho", comentou a Pollyanna De Lima, economista da IHS Markit, na nota.

Ela ponderou que "preocupante, mas não surpreendente, a pesquisa do PMI trouxe novidades de queda nas exportações".

Segundo a economista, as vendas internacionais continuaram sendo pressionadas pelos contínuos problemas na Argentina, um dos principais destinos das exportações brasileiras, além de uma desaceleração global do comércio.

A última vez que os produtores de mercadorias reportaram aumento mensal nas vendas externas, ainda de acordo com Pollyanna, foi no início de 2018.

Publicidade

Plantão de Notícias

Mais notícias

DESTAQUES DOS EDITORES