Embrapa

O jornal Bem Paraná inicia seu novo projeto: Podcast Bem Paraná – uma parceria com a Banca do Podcast. A partir de agora, toda segunda-feira, você fica ainda mais bem informado ouvindo especialistas em entrevistas exclusivas sobre os mais variados assuntos. 

E o tema que marca a estreia do Podcast Bem Paraná é o perigo dos agrotóxicos.

Agrotóxicos: Saúde, meio-ambiente e legislação

Apesar de conviver diariamente há anos com os pesticidas sem se dar conta do risco que isso representa, o brasileiro agora é bombardeado com novidades. A cada dia, novas liberações são anunciadas, tornando 2019 o ano recorde de autorizações do governo federal de novos pesticidas para serem utilizados nas plantações, além da reclassificação desses produtos. Por isso, é hora de tentar entender como o agrotóxico interfere na saúde humana e no meio ambiente e o que essas medidas do Governo Federal representam para a população. Nesse primeiro episódio, a jornalista Juliana Sartori conversa com o médico Guilherme Albuquerque e a farmacêutica Yumie Murakami, que fazem parte do Núcleo de Estudos em Saúde Coletiva da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e do Observatório do Uso de Agrotóxicos e Consequências para a Saúde Humana e Ambiental no Paraná.

Segundo os especialistas, estamos vivendo “sem dúvida uma situação dramática de contaminação e descontrole” em relação aos agrotóxicos. Além disso, o Paraná é protagonista nesse cenário, afinal é o segundo maior produtor de grãos do país. Por consequência, um grande consumidor de agrotóxicos. Segundo informações do Observatório, pelo menos 30% das plantações no Paraná utilizam o glifosato, agrotóxico usado em larga em escala no Brasil, mas questionado internacionalmente e com uso proibido em alguns países, devido aos estudos que associam o glifosato ao câncer e a outras doenças.

É também o estado com representantes políticos também protagonistas no chamado PL do Veneno (Projeto de Lei 6299/02), que está em discussão no Congresso e que visa atualizar a legislação dos Agrotóxicos, tornando-a ainda mais flexível para os pesticidas.

Nessa conversa, Guilherme e Yumie falam sobre a relação do brasileiro com os agrotóxicos, como é quase impossível escapar deles no cotidiano e explicam o porquê da falta de informação e denúncias relacionadas às intoxicações por agrotóxicos. Eles também falam da importância da agricultura familiar e da agroecologia e alertam como cada cidadão pode e deve participar dessa discussão.

Para ouvir o episódio dessa semana, aperte o botão de play logo abaixo, ou se preferir pode ouvir diretamente no nosso canal do Spotify ou no Anchor.

Novos episódios do podcast

Para acompanhar os próximos episódios do Podcast Bem Paraná, acesse toda segunda-feira o site do jornal Bem Paraná. Assine os canais nos aplicativos Spotify ou Anchor do seu celular e seja notificado em primeira mão, baixe o arquivo e ouça como, onde e quando quiser.

Podcast Bem Paraná – uma parceria da redação do Bem Paraná com a Banca do Podcast.