Publicidade
Segunda via

Polícia Civil emite 408% mais carteiras de identidade no Paraná

Serviço do Instituto foi facilitado por meio de parcerias com outros institutos
Serviço do Instituto foi facilitado por meio de parcerias com outros institutos (Foto: Divulgação)

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) emitiu, pela segunda via online, 408% mais carteiras de identidade nos primeiros seis meses do ano em relação ao mesmo período de 2018. Enquanto de janeiro a junho de 2018 foram confeccionados 14.665 documentos através de requerimento online, em 2019 foram emitidos 74.485.

O diretor do Instituto de Identificação da PCPR, Marcus Michelotto, avalia que o aumento no número de expedições da segunda via de identidades pela internet seja consequência das melhorias implementadas no sistema.

“No ano passado fechamos a parceria da PCPR com o Detran/PR (Departamento de Trânsito do Paraná) para utilizarmos os dados deles. Assim, conseguimos desenvolver um mecanismo de aproveitamento das imagens e das digitais, possibilitando que a gente imprima as identidades”, disse o diretor.

A solicitação da segunda via rápida da carteira de identidade pode ser feita através do link http://www.institutodeidentificacao.pr.gov.br/. No canto esquerdo da tela existe a indicação do serviço, que custa R$ 30,47.

O projeto online de emissão da segunda via iniciou em 2017 com o sistema desenvolvido pela Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná (Celepar). Depois de requerer o documento remotamente, o cidadão será avisado (por um número cadastrado) para buscar o RG em um dos postos escolhidos. A validação biométrica no ato da retirada do documento permite a segurança do processo.

Publicidade

Plantão de Notícias

Mais notícias

DESTAQUES DOS EDITORES