Divulgação – Serviço do Instituto foi facilitado por meio de parcerias com outros institutos

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) emitiu, pela segunda via online, 408% mais carteiras de identidade nos primeiros seis meses do ano em relação ao mesmo período de 2018. Enquanto de janeiro a junho de 2018 foram confeccionados 14.665 documentos através de requerimento online, em 2019 foram emitidos 74.485.

O diretor do Instituto de Identificação da PCPR, Marcus Michelotto, avalia que o aumento no número de expedições da segunda via de identidades pela internet seja consequência das melhorias implementadas no sistema.

“No ano passado fechamos a parceria da PCPR com o Detran/PR (Departamento de Trânsito do Paraná) para utilizarmos os dados deles. Assim, conseguimos desenvolver um mecanismo de aproveitamento das imagens e das digitais, possibilitando que a gente imprima as identidades”, disse o diretor.

A solicitação da segunda via rápida da carteira de identidade pode ser feita através do link http://www.institutodeidentificacao.pr.gov.br/. No canto esquerdo da tela existe a indicação do serviço, que custa R$ 30,47.

O projeto online de emissão da segunda via iniciou em 2017 com o sistema desenvolvido pela Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná (Celepar). Depois de requerer o documento remotamente, o cidadão será avisado (por um número cadastrado) para buscar o RG em um dos postos escolhidos. A validação biométrica no ato da retirada do documento permite a segurança do processo.