Emprego

Polícia Civil publica edital de concurso público com 400 vagas

(Foto: Divulgação/Polícia Civil/Fabio Dias)

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) publicou o Edital 002/2020 referente ao Concurso Público da instituição, na noite de quarta-feira (8). Ao todo serão ofertadas 400 vagas, sendo 50 para a carreira de delegado de polícia, 300 para a de investigador e 50 para de papiloscopista do Estado do Paraná.

Para o delegado-geral da PCPR, Silvio Jacob Rockembach, a reposição desses profissionais ajuda a resolver um problema de defasagem que é enfrentado há anos. “As nossas carreiras estão defasadas há muito tempo. A reposição permanente de profissionais na PCPR é um avanço que faz parte de um planejamento do Governo do Estado. Ao longo dos próximos anos, faremos a reposição do efetivo. Isso irá dar melhores condições de trabalho aos policiais, o que reflete diretamente na excelência dos serviços prestados aos paranaenses”, disse.

As provas serão realizadas pelo Núcleo de Concursos de Universidade Federal do Paraná. O concurso será regionalizado e prevê a realização de provas simultâneas para todas as carreiras na primeira fase. O cronograma prevê o início da seleção para o mês de julho de 2020.

O presidente da Comissão do Concurso, delegado Fabio Renato Amaro da Silva Junior, acredita que este será um dos mais concorridos do Brasil e alerta que o conteúdo programático pretende exigir além das matérias de cunho jurídico. “Conhecimento específico das profissões a serem exercidas também podem ser exigidos”, diz.

O período de inscrições se inicia no próximo dia 04 de maio e vai até as 17h do dia 02 de junho de 2020. Mais informações podem ser obtidas em policiacivil.pr.gov.br/concursos.