Equipes do Núcleo de Proteção à Criança e ao Adolescente Vítimas de Crimes (Nucria) iniciaram nesta sexta-feira (28/12) uma ação educativa no litoral do Estado com o objetivo de orientar os pais em crimes relacionados a abuso sexual contra crianças e adolescentes.

De acordo com a coordenação da Polícia Civil, as ações acontecerão nos finais de semana durante a temporada de verão. Na ocasião, serão distribuídos milhares de panfletos com orientações educativas nas praias de Guaratuba, Matinhos e Pontal do Paraná.

 “Nosso objetivo é prevenir qualquer abusa contra criança e adolescente. As equipes estão distribuindo panfletos educativos nas principais praias do Paraná com várias orientações”, disse o coordenador da Operação Verão Polícia Civil, Miguel Stadler.

O Nucria é uma unidade policial especializada na investigação de crimes praticados por maiores de 18 anos contra crianças e adolescentes. Os crimes mais frequentes registrados na especializada são: maus-tratos, lesão corporal (violência domestica) e abuso sexual.

Está ação traz informações importantes para os pais evitarem que seus filhos sejam atingidos de alguma maneira. “Vale orientar os pequenos a não aceitar presentes, nem se relacionar com pessoas estranhas, bem como não permitir que eles tenham acesso a casa de pessoas com pouco relacionamento. O dialogo é sempre a melhor opção com as crianças, não empregue violência”, lembrou Stadler.

Sinais que podem indicar vítimas de abuso sexual:
– Mudança de comportamento, agressividade e apatia
– Sinais de ansiedade, como insônia, pesadelo, sonolência diurna;
– Distúrbios do apetite, tiques, gagueiras ou manias
– Isolamento, dificuldade de concentração e de aprendizagem
– Tristeza excessiva, depressão
– Doenças sexualmente transmissíveis
– Medo de adultos, especialmente de determinado sexo
– Atitudes e comportamentos sexual adiantado para a idade
– Sinais de erotização precoce
– Dor, inchaço ou sangramento na área genital
– Aborto
– Gravidez

Se seu filho tiver algum sintoma acima procure o Nucria para o procedimento adequado (41) 3270 3370.