O Paraná pode ficar sem pesquisas eleitorais até o final da campanha por decisão da Justiça Eleitoral, que suspendeu todas as amostragens que foram coletadas essa semana e seriam divulgadas até hoje. Ontem, o juiz auxiliar do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) Luciano Carrasco concedeu hoje liminar suspendendo a pesquisa Ibope  que seria divulgada hoje considerando irregular o fato da metodologia não ter sido devidamente ponderada quanto a representatividade e a proporção do eleitorado a ser entrevistado quando a sexo, idade, grau de instrução, ramo de atividade e posição na ocupação. Segundo Carrasco, a suspensão da pesquisa é necessária porque houve desatenção aos requisitos exigidos por Resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O juiz coloca ainda um adendo com relação ao fato de uma das perguntas da pesquisa ser tendenciosa, porque previa apenas um segundo turno entre Beto Richa e Osmar Dias, sem citar pesquisas de segundo turno com os demais postulantes ao governo do Estado. A pesquisa foi proibida sob pena de multa de R$ 200 mil em caso de descumprimento da decisão.

Anteriormente, a Justiça Eleitoral suspendeu também as pesquisas Datafolha e Vox Populi. As suspensões são reflexo das mudanças nas pesquisas de opinião nos últimos resultados divulgados pelo Ibope e Datafolha. Ambos demonstravam uma tendência de crescimento do candidato pedetista Osmar Dias, que reduziu a diferença que tinha com Beto Richa (PSDB) nas pesquisas divulgadas na semana passada.
A concessão de liminar para suspender a Vox Populi foi dada na segunda-feira. Na quarta-feira foi a vez de concessão de liminar para que a pesquisa Datafolha não fosse divulgada. A Datafolha foi encomendada pela Televisão Bandeirantes e pelo Internet Group e seria realizada entre os dias 18 e 21, com abrangência estadual. Ontem, os advogados da empresa tentavam reverter a decisão liminar no TRE. O último Datafolha divulgado na semana passada ouviu 1.246 pessoas em 47 municípios paranaenses entre os dias 13 e 14 de setembro. A margem de erro é de 3 pontos porcentuais para mais ou para menos. A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) com o número 21.776/2010 e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) 30.034/2010.

O ex-governador Roberto Requião (PMDB) disse ontem que o adversário de Osmar Dias nesta eleição só gosta de pesquisa mágica. O Datafolha é o instituto que, no consenso nacional, privilegiava o Beto e o José Serra. Mas quando se aproxima a data da eleição, para não cair na desmoralização, eles começam a corrigir os números. Agora ele (o Beto) percebeu que já perdeu a eleições e tenta bloquear as pesquisas. Será que no dia 3 de outubro, ele vai tentar impedir a votação também, questionou ironicamente. Para o pedetista Neivo Beraldin, quem quer impugnação é porque tem medo do resultado. Quem está na frente não pede para impugnar nada. Nunca vi alguém que tem convivção que está na frente impugnar pesquisa, declarou Beraldin. (LP)