Publicidade
Barreira

Por ação de tucano, PR fica sem pesquisas oficiais na reta final

O Paraná pode ficar sem pesquisas eleitorais até o final da campanha por decisão da Justiça Eleitoral, que suspendeu todas as amostragens que foram coletadas essa semana e seriam divulgadas até hoje. Ontem, o juiz auxiliar do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) Luciano Carrasco concedeu hoje liminar suspendendo a pesquisa Ibope  que seria divulgada hoje considerando irregular o fato da metodologia não ter sido devidamente ponderada quanto a representatividade e a proporção do eleitorado a ser entrevistado quando a sexo, idade, grau de instrução, ramo de atividade e posição na ocupação. Segundo Carrasco, a suspensão da pesquisa é necessária porque houve desatenção aos requisitos exigidos por Resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O juiz coloca ainda um adendo com relação ao fato de uma das perguntas da pesquisa ser tendenciosa, porque previa apenas um segundo turno entre Beto Richa e Osmar Dias, sem citar pesquisas de segundo turno com os demais postulantes ao governo do Estado. A pesquisa foi proibida sob pena de multa de R$ 200 mil em caso de descumprimento da decisão.

Anteriormente, a Justiça Eleitoral suspendeu também as pesquisas Datafolha e Vox Populi. As suspensões são reflexo das mudanças nas pesquisas de opinião nos últimos resultados divulgados pelo Ibope e Datafolha. Ambos demonstravam uma tendência de crescimento do candidato pedetista Osmar Dias, que reduziu a diferença que tinha com Beto Richa (PSDB) nas pesquisas divulgadas na semana passada.
A concessão de liminar para suspender a Vox Populi foi dada na segunda-feira. Na quarta-feira foi a vez de concessão de liminar para que a pesquisa Datafolha não fosse divulgada. A Datafolha foi encomendada pela Televisão Bandeirantes e pelo Internet Group e seria realizada entre os dias 18 e 21, com abrangência estadual. Ontem, os advogados da empresa tentavam reverter a decisão liminar no TRE. O último Datafolha divulgado na semana passada ouviu 1.246 pessoas em 47 municípios paranaenses entre os dias 13 e 14 de setembro. A margem de erro é de 3 pontos porcentuais para mais ou para menos. A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) com o número 21.776/2010 e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) 30.034/2010.

O ex-governador Roberto Requião (PMDB) disse ontem que o adversário de Osmar Dias nesta eleição só gosta de pesquisa mágica. O Datafolha é o instituto que, no consenso nacional, privilegiava o Beto e o José Serra. Mas quando se aproxima a data da eleição, para não cair na desmoralização, eles começam a corrigir os números. Agora ele (o Beto) percebeu que já perdeu a eleições e tenta bloquear as pesquisas. Será que no dia 3 de outubro, ele vai tentar impedir a votação também, questionou ironicamente. Para o pedetista Neivo Beraldin, quem quer impugnação é porque tem medo do resultado. Quem está na frente não pede para impugnar nada. Nunca vi alguém que tem convivção que está na frente impugnar pesquisa, declarou Beraldin. (LP)

Publicidade

Plantão de Notícias

Mais notícias

DESTAQUES DOS EDITORES