Reprodução

A Prefeitura de Araucária, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMSA) informa que recebeu na sexta-feira (06/03) o resultado do exame de laboratório que confirma a circulação do vírus da febre amarela no Parque Cachoeira, área urbana do município. O resultado positivo veio a partir da morte de um macaco sagui no parque no fim de janeiro. É importante lembrar que quem transmite a doença (inclusive para o macaco) é o mosquito infectado.

O Parque Cachoeira é uma área muito frequentada pelos moradores e, por isso, faz-se necessário alertar para a necessidade de ter a vacina contra a Febre Amarela em dia. Ele faz parte de um grande corredor de área verde presente na área urbana. Quem tem a vacina em dia não precisa se preocupar. Quem não tem (ou não sabe) precisa procurar orientação em qualquer unidade básica de saúde.

Cuidados como uso de repelente contra insetos (de acordo com as indicações do produto), uso de roupas mais compridas, mais fechadas (sem decotes, por exemplo) e calçados fechados são medidas para diminuir riscos.

No último fim de semana, equipes da SMSA já haviam aplicado 293 doses contra a Febre Amarela e 316 contra o sarampo em uma ação com quem estava no Parque. Uma nova ação de vacinação ocorrerá no próximo domingo (08), na sede da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, e é aberta para moradores de todas as regiões do município. A recomendação é levar a carteira de vacinação e um documento de identificação com foto.

Todas as UBS de Araucária contam com vacina contra a febre amarela. É importante que pessoas de 9 meses a 59 anos tenham esta proteção. Até então, a preocupação maior era com quem frequentava a área rural de Araucária, onde já havia registro de circulação do vírus. Agora, mesmo quem permanece só na área urbana precisa estar atento se tem a vacina em dia. No caso das crianças, a vacina contra a febre amarela já está prevista no calendário (em duas doses). Quem não tem a dose ou não sabe se tomou deve buscar orientação na unidade básica de saúde. Pessoas maiores de 60 anos poderão ser vacinadas após avaliação pelo serviço de saúde que verificará se a pessoa possui doenças que contraindicam a vacinação. Após a vacina, o organismo leva 10 dias para criar os anticorpos que garantem a proteção.

CAMPANHA – A Campanha de Vacinação contra o Sarampo e a intensificação contra a Febre Amarela seguem até o dia 13 de março em todas as unidades básicas de saúde do município. No caso do Sarampo, o público-alvo é pessoas de 05 a 59 anos de idade. Para as faixas etárias de 5 a 19 anos e de 30 a 59 anos a vacinação contra o Sarampo ocorre após constatação da necessidade conforme o histórico vacinal da carteirinha. Já para quem tem de 20 a 29 anos (público que tem se mostrado mais vulnerável ao Sarampo), a vacinação deverá ocorrer para TODOS, mesmo que esteja em dia com a vacina (salvo em situações nas quais a vacina é contraindicada). Não esqueça a carteira de vacinação e documento com foto.

NO DOMINGO (08/03) – Parque Cachoeira terá nova vacinação contra a Febre Amarela e Sarampo no próximo domingo (08), das 8h às 17 horas, na sede da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.