Valdecir Galor/SMC

Moradores das proximidades das 185 escolas e 219 Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) de Curitiba podem ajudar a combater o vandalismo nas unidades durante os feriados. Balanço da Secretaria Municipal da Educação aponta que desde o início do ano foram registradas 336 ocorrências de vandalismo, intrusão ou furto nas creches e escolas, uma média de dois casos por dia. 

Caso veja alguma situação estranha na escola ou na creche, informe a Guarda Municipal pelo telefone 153. Ou então ligue para a empresa G5, contratada pela Secretaria Municipal da Educação para o serviço de monitoramento interno (áreas cobertas por sensores) das unidades. O número é 3045 7940.

“O apoio da comunidade é muito importante para que a Guarda Municipal e a polícia possam agir rapidamente e proteger as escolas e CMEIs”, afirma a diretora do Departamento de Logística da Secretaria Municipal da Educação, Maria Cristina Brandalize.

Segundo Maria Cristina, os atos de vandalismo acarretam diversos prejuízos às unidades, seja por causa dos itens furtados ou devido aos estragos na infraestrutura. Por ano, são cerca de R$ 300 mil de prejuízo com esse tipo de ação.

A diretora explica que o contrato com a empresa G5 prevê a reposição de itens furtados. “Além dos custos extras com manutenção do prédio e limpeza, essas ocorrências trazem insegurança à comunidade escolar”, comenta Maria Cristina. “A participação da vizinhança é fundamental para coibir a ação de vândalos”, afirma.

Fundo Rotativo

Pequenos reparos, como vidros quebrados ou troca de fechaduras, podem ser feitos pelas escolas com os recursos do Fundo Rotativo, repassados pela Prefeitura diretamente na conta das escolas. Este mês o município depositou R$ 3,2 milhões para as unidades da rede.

“Melhor seria se não houvesse prejuízo com vandalismo, pois o gasto com reparos e recuperação dos espaços depredados poderia ser revertido para aquisição de material didático, brinquedos, livros, equipamentos e móveis”, pondera a diretora de Logística.