Franklin de Freitas – Bloqueio na Linha Verde

Motoristas e cobradores de ônibus fecharam a Linha Verde, na altura da Estação Tubo Marechal Floriano, na tarde desta quinta-feira (13). A manifestação foi para pedir mais segurança na travessia no local. Segundo os trabalhadores, o ato foi resultado de várias reclamações dos motoristas e cobradores que todos os dias precisam fazer a tavessia do trecho para conseguir chegar até o seu local de trabalho. 

O Sindicato de Motoristas e Cobradores de Ônibus de Curitiba (Sindimoc) já havia feito ações reivindicando pedindo um semáforo no local e foi atendido pelas autoridades. Mas, depois o semáforo foi retirado sem nenhuma explicação, ocasionando a travessia perigosa para todos os pedestres, diz o sindicato.

Durante o protesto, os motoristas e cobradores discutiram com um agente de trânsito da Setran. O agente foi cercado e levou empurrões até ser retirado por outro agente. Pouco depois o protesto terminou.

Setran
Por meio de nota, a Setran informou que uma equipe técnica da Superintendência observou o compartamento de pedestres durante a travessia no ponto em questão em dois momentos: com o semáforo e sem o equipamento. A partir dessa observação, constatou-se que, quando o semáforo estava implantado, a travessia não era constante nem ordenada: os pedestres não aguardavam que o sinal verde fosse aberto para atravessar a rua. 

“Em reunião com representantes do Sindimoc, meses atrás, técnicos da Setran sugeriram a realocação do portão para pedestres da empresa de ônibus, nas proximidades do cruzamento com a Rua Escritora Lourdes Strozzi, para que o usuário pudesse fazer a travessia com mais segurança e em local adequadamente sinalizado”, escreve a Setran na nota.