Leticiah Futata

Agosto é o mês da visibilidade lésbica. A PEITA, em parceria com o Coletivo Cássia, braço LB do Grupo Dignidade LGBT+, a Comissão de Diversidade Sexual e de Gênero da          OAB/PR e o Conselho Regional de Psicologia do Paraná estão promovendo eventos de resistência que proporcionem o debate sobre temas relacionados às mulheres lésbicas e       bissexuais. Entre os dias 15 e 31 de agosto, serão realizadas oficinas, seminários, bate-papos, mesas redondas e festa em Curitiba.  
 
A programação começa nesta quarta-feira, dia 15, com o Seminário Resistência em Foco: Transformação do Luto em Luta e Lesbianidades. A arquiteta feminista, Mônica Benício,    viúva da vereadora Marielle Franco, brutalmente assassinada no Rio de Janeiro em 14 de março de 2018, conta como transformou o luto na luta pelos direitos das mulheres lésbicas.

Ao seu lado na mesa de debates estará a professora do Programa de Pós-graduação em Direito da Universidade, Angela Fonseca, mediadas pela professora, Andressa Regina        Bissolotti dos Santos.  
 
Na quinta-feira (16), o seminário segue com o tema “Horizontes das Pautas das Mulheres Lésbicas: O Que Tem as Militantes à Dizer ao Direito?”. Mônica Benício participa do diálogo juntamente com a historiadora e membro consultora da Comissão de Estudos sobre Violência de Gênero da OAB/PR, Heliana Hemeterio dos Santos. A advogada Ananda    Puchta, fomenta e direciona o bate-papo.  
 
Os eventos discutem as vertentes do feminismo, o machismo estrutural e sociedade patriarcal, lesbofobia, invisibilidade da mulher lésbica, interseccionalidade, saúde da mulher          LB, empreendedorismo, consertos básicos, intervenção urbana e produção artística lésbica.  
 
Eu estou com ela 
 
A PEITA reforça sua relação com as mulheres. A frase “Eu Estou Com Ela” é uma cocriação com o Coletivo Cássia e serve como ferramenta de enfrentamento para lésbicas e    bissexuais estamparem no peito o orgulho que sentem das suas respectivas namoradas e também reforça a união e sororidade entre mulheres, independente da sua opção sexual.  

Parte da renda das vendas das camisetas será destinada para a reforma da sede do Grupo Dignidade, espaço que dá apoio a população LGBT+ através de atendimentos psicológicos, testagem rápida de HIV e promovendo os direitos humanos LGBT+. 
 
A frase começou a ser vendida em junho, juntamente com o minidoc da Mônica Benício falando sobre como é lutar como uma garota. No vídeo, a arquiteta ressalta: dizer que sou     sapatão, na atual conjuntura é um ato político. O restante da entrevista com a militante será divulgada em 2019, quando for lançado o documentário oficial da PEITA. Enquanto isso, no mês de agosto serão lançados, semanalmente, três recortes da fala da militante, contando como e quando se assumiu lésbica. 
 
SERVIÇO – Seminário Resistência em Foco: Transformação do Luto em Luta e Lesbianidades Data: 15 de agosto Hora: 19h Local: OAB Paraná – Rua Brasilino Moura, 253, 80.540-340 Curitiba Entrada gratuita https://www.facebook.com/events/2326394514067734/  

– Horizontes das Pautas das Mulheres Lésbicas: O Que Tem as Militantes à Dizer ao Direito? Data: 16 de agosto Hora: 19h Local: Prédio Histórico UFPR – Praça Santos Andrade.  Entrada Gratuita https://www.facebook.com/events/2326394514067734/ 
 
– Visibilidade Lésbica: direitos, diversidade e amor Data: 18 de agosto Hora: 09h às 12h. Local:Conselho Regional de Psicologia do Paraná – Av. São José, 699 – Cristo Rei. Entrada Gratuita https://www.facebook.com/events/2184561818454633/  
 
– Oficinas & Workshops Local: ​Grupo Dignidade – Av. Mal. Floriano Peixoto, 366 – Centro. 
 20/08 – Oficina de Lambe-lambe Quem: Karina Gallon – PEITA Hora: 19h 
 
22/08 – Oficina de Elétrica  Quem: Mari Donas Valor: R$ 20 + taxa Sympla Hora: 19h 
 
23/08 – Oficina de Hidráulica  Quem: Mari Donas Valor: (R$ 20 + taxa sympla) 
 
24/08 –  Workshop de Design Thinking  Quem: Thállaty Braus https://www.facebook.com/events/215726635789677/ 
 
27/08 – Ideias e Ideais de Mulheres Transformadoras Hora: 20h Local: Asteroide – Rua Flávio Dallegrave 2661. Entrada Gratuita https://www.facebook.com/events/301287533958367/