Amor não se conjuga no passado. Ou se ama para sempre, ou nunca se amou verdadeiramente. E o chinês Liu é um dos poucos sortudos que poderia dizer que ama verdadeiramente.

A história de Liu e sua amada, Xu, se passa nas montanhas da China e começou já mais de 50 anos, quando Liu era apenas um garoto de 19 anos e Xu uma mulher de 29.

O casamento entre os dois era encarado como imoral, mas Liu preferiu ir além do bem e do mal. Afinal, há sempre um pouco de razão na loucura.

Para conseguirem viver juntos sem os estigmas do preconceito da sociedade, os dois chineses fugiram e foram viver isolados em uma caverna de Jiangjin County, distrito de Chongqing, na China.

Sem dinheiro e comida, o casal recorria a ervar e raízes de plantar. Sem eletricidade, Liu criou uma lamparina a óleo de parafina. Para sua amada subir e descer pela íngreme montanha, Liu iniciou a construção de degraus. Foram mais de 50 anos de trabalho.

O casal foi encontrado em 2001 por um grupo de exploradores. Um dos sete filho do casal garante que o amor entre os pais é incondicional. A prova seria que a mãe nem precisava assim tanto subir e descer a montanha.

Durante mais de meio século Liu e Xu viveram juntos. Em 2007, o chinês faleceu nos braços da mulher. A única promessa feita à sua amada que ele não cumpriu foi ficar do lado dela até o dia em que ela morresse.

Você me prometeu que iria cuidar de mim, que estaria sempre do meu lado até ao dia em que morresse, agora que você partiu antes de mim, como vou eu viver sem você?, repetia Xu.

A escada construída com o suor e amor de Liu por Xu virou ponto turística e hoje é conhecido como Love Ladder (Escadas do Amor). Para conhecer um pouco mais essa incrível história, assista o vídeo acima (em inglês).

“Basta-me um pequeno gesto,
feito de longe e de leve,
para que venhas comigo
e eu para sempre te leve…”

(Cecília Meireles)