Os portos de Paranaguá e Antonina somaram 26,2 milhões de toneladas de mercadorias movimentadas de janeiro a julho de 2013. O volume é 5% maior do que o registrado no mesmo período do ano passado.

Entre os destaques está a exportação de milho, que registrou alta de 82% nas exportações, somando 2,4 milhões de toneladas movimentadas.

O açúcar exportado pelos portos também registrou crescimento, fechando os sete primeiros meses do ano com 2,4 milhões de toneladas exportadas e alta de 20% em relação ao mesmo período do ano passado.

No complexo soja – somatório das exportações de soja em grão, farelo de soja e óleo de soja – o Porto de Paranaguá registrou 8,8 milhões de toneladas exportadas. O volume é 4% inferior ao registrado em 2012.

A causa da queda está relacionada à movimentação atípica do milho e à intensa quantidade de chuvas registradas em Paranaguá. Somente em julho, foram seis dias de paralisações na operação causadas por chuva. No somatório do ano, as paralisações somaram 57 dias, contra 47 dias em 2012.

Importação – Considerando as cargas importadas, o destaque na movimentação é o fertilizante. De janeiro a julho, foram 5,5 milhões de toneladas importadas, volume 15% superior ao registrado no acumulado do mesmo período do ano passado.